MENU PRINCIPAL
  Página Principal
  Login do Usuário
  Ajuda
  Programas para baixar
  Quanto custa?
  Últimas Notícias
  Lista de Notícias
  Entre em Contato
  Sites parceiros
  Frases para Facebook
DOWNLOAD
  > Áudios
  > Apostilas
  > Aulas
  > Legislação
  > Simulados
EDITAIS
  > Editais? Clique aqui

PARCEIROS DE CONTEÚDO

  Concurso Público
  Benefícios da Previdência
  Consultor em Previdência
  Blog do Catarino
  Benefícios do INSS
  Passagens Aéreas
  Ultra Concurseiros
PROVAS
  > Provas Federais
  > Provas por Organizador
 Cespe, Esaf, Cesgranrio,
 Vunesp, FCC etc.
  > Provas por Área
 Administração, Psicologia,
 Direito, Engenharia etc.
PROVAS ESTADUAIS

BUSCA AVANÇADA DE PROVAS

Digite no campo abaixo a palavra-chave para filtrar suas provas

Ex.: OFICIAL DE JUSTIÇA


VISITE TAMBÉM
  Frases para Facebook
  Capas para Facebook
  Fontes

Apostilas para Concursos

 
- ÁREA DE DEMONSTRAÇÃO - SIMULADOS

Conheça também nossos arquivos de:
ÁUDIOS | APOSTILAS | AULAS | PROVAS ANTERIORES

Simulado de ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO / ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

Questão de concurso 966
1 . (CEF/2008) Considerando o padrão ético a ser observado pelo servidor público do Poder Executivo Federal, pode-se afirmar que a esse:
I - é vedado o uso de amizades para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;
II - compete facilitar a fiscalização de seus atos, por quem de direito;
III - é vedado permitir que antipatias pessoais interfiram no trato com o público;
IV - compete cumprir, sem questionamento, as instruções recebidas de seus superiores hierárquicos, ainda que, segundo seu julgamento, sejam essas contrárias às normas legais.
Estão corretas as afirmativas:


A)  I e III, apenas.
 
B)  II e III, apenas.
 
C)  I, II e III, apenas.
 
D)  I, III e IV, apenas.
 
E)  I, II, III e IV.
 
       
Questão de concurso 968
2 . (TJ-BA, Cespe) Julgue os itens relativos à ética no serviço público.
I - Os valores fundamentais do serviço público decorrem exclusivamente do seu caráter público.
II - O princípio da impessoalidade, má administração pública, vem acompanhado dos valores da igualdade e da imparcialidade, ou seja, todos têm o mesmo valor como cidadãos e merecem o mesmo tratamento, exceto os casos mais peculiares, que devem ser considerados de forma parcial.
III - Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e o contato com o público é um dos principais deveres do servidor público.
IV - Permitir a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, é agir contra a ética.
Estão certos apenas os itens:


A)  I e II.
 
B)  I e III.
 
C)  II e IV.
 
D)  III e IV.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 970
3 . (TRT-DF, Cespe) Julgue os itens a seguir com (C) CERTO ou (E) ERRADO.

1) O servidor deve estar atento para que os fatos de sua vida particular não influenciem o seu bom conceito na vida funcional.
2) Todo servidor tem o dever de dizer a verdade, exceto se a informação for contrária ao interesse público.
3) O servidor não deve se ausentar injustificadamente de seu local de trabalho, podendo assim, causar desordens nas relações humanas.


A)  C - C - C
 
B)  C - E - C
 
C)  E - E - C
 
D)  C - C - E
 
E)  E - C - C
 
       
Questão de concurso 2615
4 . (TRT-MA, Cespe - Auxiliar Judiciário - 2005) Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética acerca do comportamento profissional, seguida de uma afirmativa a ser julgada em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Considere a seguinte situação hipotética. Angelina, auxiliar judiciária do TRT, foi indiscreta no ambiente de trabalho ao comentar com seus colegas o que ouviu na reunião de diretores em ocasião em que estava dando apoio ao atendimento do serviço de copa do tribunal. Ao receber advertência de seu chefe imediato, Angelina julgou-se injustiçada, pois sua conduta não gerou nenhuma consequência ao tribunal. Nessa situação, o sentimento de injustiça de Angelina é procedente e eticamente justificável, pois sua conduta não trouxe prejuízo a ninguém.
b) Considere a seguinte situação hipotética. Albertino, servidor público, ao se comunicar com seu chefe, manipula as informações para que elas sejam mais bem aceitas por ele. Nessa situação, Albertino está prejudicando sua comunicação com o chefe, pois está colocando uma barreira interpessoal no processo de comunicação com ele.
c) Considere a seguinte situação hipotética. Irene, servidora pública de um TRT, atua na área de atendimento ao público. Irene procura conhecer bem o funcionamento de seu setor, ser eficiente, interessada e atenciosa no trabalho. Ela faz de tudo para que os clientes fiquem satisfeitos com os seus serviços, mesmo que tenha de ignorar algumas normas institucionais. Nessa situação, mesmo tendo boas intenções, a atitude de Irene é contrária ao correto comportamento profissional.


A)  C, C, C
 
B)  E, C, C
 
C)  E, E, C
 
D)  E, E, E
 
E)  E, C, E
 
       
Questão de concurso 10577
5 . (TRE-BA, Cespe - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária - 2009) Normalmente, condutas antiéticas extrapolam os limites das relações interpessoais e se tornam objeto de política, fomentando a elaboração de códigos de ética de grupos profissionais, como os servidores públicos. A respeito da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) A ética profissional deve ser compreendida estritamente no âmbito do relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista a dignidade do homem e o bem-estar do contexto sociocultural em que atua na sua profissão.

b) Os códigos de ética profissional se limitam a uma enumeração de artigos contendo normas de ação.

c) A ética profissional se refere ao ideal de conduta do profissional, ao conjunto de atitudes desejáveis ao assumir no desempenho de sua profissão.

d) A formação ética se impõe nas profissões porque os conhecimentos técnico-científicos, por si só, não bastariam ao profissional.


A)  E, E, E, E
 
B)  E, E, C, E
 
C)  E, C, E, C
 
D)  E, E, C, C
 
E)  C, E, C, E
 
       
Questão de concurso 10579
6 . (TST, Cespe - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária - 2008) O servidor público deve ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos. Em cada item a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva que deve ser julgada em (C) CERTO ou (E) ERRADO considerando os princípios éticos do serviço público.

a) Cláudio é servidor público e, para aumentar a sua renda, comercializa, em seu ambiente de trabalho, mas fora do horário normal de expediente, cópias de CDs e DVDs. Nessa situação, a conduta de Cláudio não pode ser considerada imprópria ao serviço público, pois envolve uma atividade que não guarda relação direta com as atribuições de seu cargo.

b) Marcos é servidor público e, todos os dias, sai para bares com amigos e ingere grande quantidade de bebida alcoólica. Por conta disso, Marcos é conhecido por embriagar-se habitualmente, e, ainda que isso não interfira na sua assiduidade ao serviço, tem afetado reiteradamente a sua pontualidade, situação que Marcos busca compensar trabalhando além do horário de expediente. Nesse caso, o comportamento de Marcos não pode ser considerado incompatível com o serviço público.

c) Há algum tempo, Bruno, servidor público responsável pelo controle do material de expediente do setor em que trabalha, observa que Joana, servidora pública lotada nesse mesmo setor, utiliza recursos materiais da repartição em atividades particulares. Em razão de seu espírito de solidariedade e da amizade que nutre por Joana, Bruno se abstém de levar ao conhecimento do chefe do setor os atos praticados por sua colega de trabalho. Nessa situação, Bruno age de forma correta, pois compete ao chefe detectar, por si mesmo, quaisquer irregularidades no setor, caracterizando ofensa à ética o servidor público denunciar colega de trabalho.

d) Ricardo, servidor público, enquanto participava da preparação de um edital de licitação para contratação de fornecimento de refeições para o órgão em que trabalha, antecipou algumas das regras que iriam fazer parte do edital para Carlos, dono de uma empresa de fornecimento de marmitas, famosa pela boa qualidade e ótimos preços dos seus produtos, a fim de que esse pudesse adequar alguns procedimentos de sua empresa ao edital. A iniciativa de Ricardo deveu-se somente ao fato de ele conhecer bem os produtos da empresa de Carlos, não lhe trazendo qualquer vantagem pecuniária. Nessa situação, é correto afirmar que Ricardo agiu em prol do interesse coletivo e que a sua atitude não fere a ética no serviço público.


A)  E, E, E, E
 
B)  E, E, E, C
 
C)  E, E, C, E
 
D)  E, C, E, E
 
E)  C, E, E, E
 
       
Questão de concurso 11112
7 . (ECT, Consulplan - Atendente Comercial - 2008) Em seu sentido mais amplo, a ética tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. Portanto, neste sentido, a ética envolve:

A)  Estudos de aprovação ou desaprovação da ação dos homens.
 
B)  A consideração de valor como equivalente de uma medição do que é real e voluntarioso no campo das ações virtuosas.
 
C)  Obrigação de ser humano como único mal em seu agir.
 
D)  Realização fundamental em situação específica.
 
E)  As alternativas A e B estão corretas.
 
       
Questão de concurso 11123
8 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) “O crente que respeitasse a moral única e exclusivamente para alcançar o Paraíso, única e exclusivamente por temer o Inferno, não seria virtuoso.”
André Comte-Sponville, Apresentação da Filosofia

O que isto significa?

I. Uma pessoa não precisa ser virtuosa, se ela crê em Deus.

II. Tal crente seria apenas um egoísta.

III. Esta pessoa respeitaria as regras morais apenas por prudência.

IV. Tal indivíduo não agiria por dever, mas apenas por conveniência.

V. Uma pessoa é virtuosa, se ela obedece as leis do seu país.

Estão corretos apenas os itens


A)  I e II.
 
B)  I, II e IV.
 
C)  II e III.
 
D)  II, III e IV.
 
E)  III, IV e V.
 
       
Questão de concurso 11125
9 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) “Os meus interesses, e os interesses dos meus amigos e familiares, são mais importantes que os interesses dos outros.” Esta afirmação é

I. do ponto de vista da ética, falsa, pois os interesses de todos são, para a ética, igualmente importantes.

II. do ponto de vista da ética, verdadeira, pois cabe a mim pensar apenas nos meus interesses, enquanto os outros pensam nos seus.

III. verdadeira, quando considero que os meus interesses e os interesses daqueles que me são próximos, importam mais para mim.

IV. falsa, pois os interesses dos meus amigos e familiares não são, para mim, mais importantes que os dos outros.

Estão corretos apenas os itens


A)  I e II.
 
B)  I e III.
 
C)  II e III.
 
D)  II e IV.
 
E)  II, III e IV.
 
       
Questão de concurso 11127
10 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) Ao dizermos que alguém é moralmente responsável, queremos dizer que esta pessoa:

I. responde pelos seus atos e, em certas circunstâncias, pelos atos de outras pessoas.

II. não deve arcar com as consequências dos seus atos, pois não comete erros.

III. é livre para agir e, sendo assim, deve assumir as consequências dos seus atos.

IV. é livre para agir, podendo estabelecer livremente as consequências dos próprios atos.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)


A)  I.
 
B)  I e II.
 
C)  I e III.
 
D)  I, III e IV.
 
E)  II, III e IV.
 
       

 

 

 


Copyright & Webdesign: Multitech Informática e Tecnologia Ltda (2001-2013)
acheiconcursos@acheiconcursos.com.br