MENU PRINCIPAL
  Página Principal
  Login do Usuário
  Ajuda
  Programas para baixar
  Quanto custa?
  Últimas Notícias
  Lista de Notícias
  Entre em Contato
  Sites parceiros
  Frases para Facebook
DOWNLOAD
  > Áudios
  > Apostilas
  > Aulas
  > Legislação
  > Simulados
EDITAIS
  > Editais? Clique aqui

PARCEIROS DE CONTEÚDO

  Concurso Público
  Benefícios da Previdência
  Consultor em Previdência
  Blog do Catarino
  Benefícios do INSS
  Passagens Aéreas
  Ultra Concurseiros
PROVAS
  > Provas Federais
  > Provas por Organizador
 Cespe, Esaf, Cesgranrio,
 Vunesp, FCC etc.
  > Provas por Área
 Administração, Psicologia,
 Direito, Engenharia etc.
PROVAS ESTADUAIS

BUSCA AVANÇADA DE PROVAS

Digite no campo abaixo a palavra-chave para filtrar suas provas

Ex.: OFICIAL DE JUSTIÇA


VISITE TAMBÉM
  Frases para Facebook
  Capas para Facebook
  Fontes

Apostilas para Concursos

 
- ÁREA DE DEMONSTRAÇÃO - SIMULADOS

Conheça também nossos arquivos de:
ÁUDIOS | APOSTILAS | AULAS | PROVAS ANTERIORES

Simulado de ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO / ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

Questão de concurso 959
1 . (CEF, Cesgranrio - Técnico Bancário - 2008) Acerca das situações de conflito de interesse a que podem estar sujeitos os servidos públicos, em razão da função ou cargo público exercido, foram feitas as afirmativas a seguir.

I - O servidor público deve comunicar a ocorrência de conflito de interesse ao seu superior hierárquico.
II - O servidor público, para resolver o conflito de interesse existente, pode transferir a propriedade dos bens relacionados ao referido conflito a sua esposa ou filhos.
III - Haverá conflito de interesse quando o servidor público mantiver vínculo de negócio com pessoa física ou jurídica que tenha interesse em sua decisão individual.
IV - Haverá conflito de interesse quando o servidor público exercer atividade na iniciativa privada que, pela sua natureza, implique utilização de informação inerente ao cargo público ocupado.

Estão corretas as afirmativas:


A)  I e III, apenas.
 
B)  II e IV, apenas.
 
C)  I, II e IV, apenas.
 
D)  I, III e IV apenas.
 
E)  I, II, III e IV.
 
       
Questão de concurso 960
2 . (TST, Cespe - Técnico Judiciário - 2008) Considere que, ao avaliar a execução das determinações descritas no texto, o chefe da divisão de segurança tenha observado que um dos agentes de segurança a ele subordinados atuava com racismo e preconceito, fazendo verificação cuidadosa de determinadas pessoas e, sistematicamente, deixando outras pessoas passarem sem qualquer tipo de verificação. Em função disso, o chefe tomou as providências cabíveis para possibilitar a instauração de sindicância que apurasse a referida situação. Tendo em vista essa situação hipotética, julgue os itens abaixo em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

1) O referido agente de segurança atuou em desconformidade com os princípios constitucionais da administração pública e praticou infração administrativa disciplinar.
2) O chefe da divisão de segurança tem poder disciplinar sobre o referido agente de segurança e, portanto, poderia ter aplicado, de oficio, a pena de advertência, desde que houvesse dado ao agente chance para que apresentasse sua defesa.
3) A punição administrativa do referido agente de segurança não afastaria a possibilidade de sua punição nos planos penal e civil, com relação ao mesmo ato.


A)  C - C - C
 
B)  C - C - E
 
C)  E - C - E
 
D)  C - E - C
 
E)  E - E - C
 
       
Questão de concurso 970
3 . (TRT-DF, Cespe) Julgue os itens a seguir com (C) CERTO ou (E) ERRADO.

1) O servidor deve estar atento para que os fatos de sua vida particular não influenciem o seu bom conceito na vida funcional.
2) Todo servidor tem o dever de dizer a verdade, exceto se a informação for contrária ao interesse público.
3) O servidor não deve se ausentar injustificadamente de seu local de trabalho, podendo assim, causar desordens nas relações humanas.


A)  C - C - C
 
B)  C - E - C
 
C)  E - E - C
 
D)  C - C - E
 
E)  E - C - C
 
       
Questão de concurso 2614
4 . (TRT-MA, Cespe - Técnico Judiciário - 2005) Em cada um dos itens subsequentes, é apresentada uma situação hipotética relativa à ética no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Mariana, servidora pública, tem entre suas atribuições a tarefa de prestar atendimento ao público. Muitas vezes, por estar assoberbada de trabalho interno, Mariana, embora forneça informações corretas, tem má vontade e trata as pessoas sem cortesia no atendimento. Nessa situação, a conduta de Mariana é considerada ética, pois ela oferece informações fidedignas e sua descortesia é justificada pela sobrecarga de trabalho.
b) Sueli, servidora pública, apresenta bom desempenho e tem boas relações interpessoais no trabalho. Devido a seus vínculos de amizade no ambiente de trabalho, Sueli, algumas vezes, acoberta irregularidades, de diversas naturezas, praticadas por determinados colegas. Nessa situação, a conduta de Sueli é antiética, pois privilegia aspectos pessoais em detrimento de aspectos profissionais e da ética no serviço público.


A)  C, C
 
B)  C, E
 
C)  E, C
 
D)  E, E
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 4458
5 . (SGA-DF, Cespe - Agente Administrativo) Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

a) Geraldo, funcionário exemplar, é assíduo e pontual, preserva as informações sigilosas de que eventualmente toma conhecimento. Geraldo trabalha no atendimento ao público e, sempre que possível, facilita o acesso ao atendimento para outros funcionários, pois reconhece a necessidade de eles estarem logo de volta ao trabalho. Nessa situação, Geraldo apresenta conduta antiética ao privilegiar seus pares.
b) Clovis é um funcionário muito esforçado, mas seus vencimentos são insuficientes frente à demanda de gastos com o filho doente. Por isso, às vezes, Clovis retira do almoxarifado de seu setor alguns materiais de consumo para o seu uso familiar. Nessa situação, Clovis não infringe a ética, pois sua conduta é perfeitamente justificada e aceita socialmente.


A)  C, C
 
B)  C, E
 
C)  E, C
 
D)  E, E
 
E)  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 11113
6 . (ECT, Consulplan - Atendente Comercial - 2008) “A maioria dos autores define que a moral é a parte subjetiva da ética.” Esta afirmativa define que:

A)  A moral disciplina o comportamento do homem consigo mesmo.
 
B)  A moral trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens para com os outros homens.
 
C)  O mundo ético é o mundo dos juízos de valor.
 
D)  A moral busca a justiça e a equidade natural.
 
E)  Todas as alternativas anteriores completam o enunciado corretamente.
 
       
Questão de concurso 11123
7 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) “O crente que respeitasse a moral única e exclusivamente para alcançar o Paraíso, única e exclusivamente por temer o Inferno, não seria virtuoso.”
André Comte-Sponville, Apresentação da Filosofia

O que isto significa?

I. Uma pessoa não precisa ser virtuosa, se ela crê em Deus.

II. Tal crente seria apenas um egoísta.

III. Esta pessoa respeitaria as regras morais apenas por prudência.

IV. Tal indivíduo não agiria por dever, mas apenas por conveniência.

V. Uma pessoa é virtuosa, se ela obedece as leis do seu país.

Estão corretos apenas os itens


A)  I e II.
 
B)  I, II e IV.
 
C)  II e III.
 
D)  II, III e IV.
 
E)  III, IV e V.
 
       
Questão de concurso 11124
8 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) O relativismo ético é a teoria que afirma que os valores e regras que determinam o que é certo e errado são relativos – ou seja, dependem das diferentes culturas das diferentes sociedades. Se esta teoria está correta, então:

I. não podemos julgar as práticas de uma outra sociedade, porque se o fizéssemos, estaríamos julgando a partir das regras da nossa cultura, e não da cultura deles.

II. não podemos julgar as regras da nossa cultura, pois, como esta teoria afirma, é a nossa cultura que determina o que está certo ou errado para nós.

III. não podemos julgar as práticas racistas ou machistas de sociedades cujas culturas aprovam tais práticas, pois, do ponto de vista delas, estão corretas.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)


A)  I, apenas.
 
B)  II, apenas.
 
C)  I e III, apenas.
 
D)  II e III, apenas.
 
E)  I, II e III.
 
       
Questão de concurso 11133
9 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) Um cidadão qualquer da multidão não pode ser considerado responsável por não agir para salvar uma vítima de uma acidente automobilístico que precisa de uma traqueostomia de emergência. Isto se explica pelo fato de que este cidadão não tem o conhecimento relevante. Em contraste, um médico formado e treinado, com o equipamento necessário, seria capaz de fazer o diagnóstico e levar a cabo o procedimento. Nós pensamos que seria errado, da parte dele, ficar parado e não ajudar numa situação como esta.

Esta comparação nos ajuda a entender a ideia de

I. conflito de interesses, pois, dependendo da circunstância, os interesses do médico que está de passagem, digamos, para ir ao cinema, e os do paciente acidentado podem estar em conflito. Porém, neste caso, o interesse de ir ao cinema deve ser considerado secundário, sendo o interesse primário o de salvar o paciente.

II. responsabilidade profissional, pois, na medida em que um profissional tem conhecimento e recebe um treinamento que outras pessoas não têm, passa a ter responsabilidades morais adicionais.

III. um padrão ético no serviço público, pois o médico em questão pode ser um funcionário público em serviço e, neste caso, será o seu dever atender o paciente.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)


A)  I, apenas.
 
B)  I e II, apenas.
 
C)  I e III, apenas.
 
D)  II e III, apenas.
 
E)  I, II e III.
 
       
Questão de concurso 11134
10 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) Manter a grande maioria dos indivíduos trabalhando sob condições alienantes, explorar irresponsavelmente os recursos naturais, elevar a poluição ambiental, não prestar nenhum tipo de contas à sociedade global etc., tornou-se progressivamente insustentável. Acreditando-se ameaçados pela “Lei de Ferro da Responsabilidade Social”, muitos dirigentes empresariais passaram a manifestar uma postura mais socialmente responsável. O espírito de “ganho”, de tirar proveito desta “humanização” e “preocupação social” está, contudo, subjacente às suas proposições. (...) Em que medida, então, estariam as empresas incorporando metas sociais, se o raciocínio permanece o mesmo: repassar os custos e não reduzir a margem de lucros?
Heloísa W. M. Guimarães, Responsabilidade social da empresa

No trecho citado, a autora critica


A)  A ideia de que exista alguma responsabilidade social do empresariado para além do imperativo de administrar lucrativamente as suas empresas.
 
B)  A concepção segundo a qual só há responsabilidade social se não há prejuízo econômico para a empresa.
 
C)  A imposição autoritária de uma “lei de ferro” que obriga os empresários a assumir uma postura socialmente responsável.
 
D)  As mudanças que tornaram a exploração dos recursos naturais e a elevação da poluição ambiental progressivamente insustentáveis.
 
E)  A ideia de que as empresas não possam repassar os custos decorrentes da sua “preocupação social”.
 
       

 

 

 


Copyright & Webdesign: Multitech Informática e Tecnologia Ltda (2001-2013)
acheiconcursos@acheiconcursos.com.br