MENU PRINCIPAL
  Página Principal
  Login do Usuário
  Ajuda
  Programas para baixar
  Quanto custa?
  Últimas Notícias
  Lista de Notícias
  Entre em Contato
  Sites parceiros
  Frases para Facebook
DOWNLOAD
  > Áudios
  > Apostilas
  > Aulas
  > Legislação
  > Simulados
EDITAIS
  > Editais? Clique aqui

PARCEIROS DE CONTEÚDO

  Concurso Público
  Benefícios da Previdência
  Consultor em Previdência
  Blog do Catarino
  Benefícios do INSS
  Passagens Aéreas
  Ultra Concurseiros
PROVAS
  > Provas Federais
  > Provas por Organizador
 Cespe, Esaf, Cesgranrio,
 Vunesp, FCC etc.
  > Provas por Área
 Administração, Psicologia,
 Direito, Engenharia etc.
PROVAS ESTADUAIS

BUSCA AVANÇADA DE PROVAS

Digite no campo abaixo a palavra-chave para filtrar suas provas

Ex.: OFICIAL DE JUSTIÇA


VISITE TAMBÉM
  Frases para Facebook
  Capas para Facebook
  Fontes

Apostilas para Concursos

 
- ÁREA DE DEMONSTRAÇÃO - SIMULADOS

Conheça também nossos arquivos de:
ÁUDIOS | APOSTILAS | AULAS | PROVAS ANTERIORES

Simulado de ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO / ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

Questão de concurso 959
1 . (CEF, Cesgranrio - Técnico Bancário - 2008) Acerca das situações de conflito de interesse a que podem estar sujeitos os servidos públicos, em razão da função ou cargo público exercido, foram feitas as afirmativas a seguir.

I - O servidor público deve comunicar a ocorrência de conflito de interesse ao seu superior hierárquico.
II - O servidor público, para resolver o conflito de interesse existente, pode transferir a propriedade dos bens relacionados ao referido conflito a sua esposa ou filhos.
III - Haverá conflito de interesse quando o servidor público mantiver vínculo de negócio com pessoa física ou jurídica que tenha interesse em sua decisão individual.
IV - Haverá conflito de interesse quando o servidor público exercer atividade na iniciativa privada que, pela sua natureza, implique utilização de informação inerente ao cargo público ocupado.

Estão corretas as afirmativas:


A)  I e III, apenas.
 
B)  II e IV, apenas.
 
C)  I, II e IV, apenas.
 
D)  I, III e IV apenas.
 
E)  I, II, III e IV.
 
       
Questão de concurso 961
2 . (TST, Cespe - Técnico Judiciário - 2008) Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

1) O respeito à hierarquia e A. disciplina não impede que o servidor público represente contra ato que caracterize omissão ou abuso de poder, ainda que esse ato tenha emanado de superior hierárquico.
2) O servidor público deve abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo não cometendo qualquer violação expressa em lei.
3) É dever do servidor público guardar sigilo sobre assuntos da repartição que envolvam questões relativas A. segurança da sociedade.
4) O servidor público pode retirar da repartição documento pertencente ao patrimônio público, sem prévia autorização da autoridade competente, se exercer cargo de confiança ou função à qual esse documento esteja relacionado.


A)  C - C - C - C
 
B)  C - C - E - C
 
C)  C - C - C - E
 
D)  E - C - C - E
 
E)  C - E - C - E
 
       
Questão de concurso 968
3 . (TJ-BA, Cespe) Julgue os itens relativos à ética no serviço público.
I - Os valores fundamentais do serviço público decorrem exclusivamente do seu caráter público.
II - O princípio da impessoalidade, má administração pública, vem acompanhado dos valores da igualdade e da imparcialidade, ou seja, todos têm o mesmo valor como cidadãos e merecem o mesmo tratamento, exceto os casos mais peculiares, que devem ser considerados de forma parcial.
III - Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e o contato com o público é um dos principais deveres do servidor público.
IV - Permitir a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, é agir contra a ética.
Estão certos apenas os itens:


A)  I e II.
 
B)  I e III.
 
C)  II e IV.
 
D)  III e IV.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 970
4 . (TRT-DF, Cespe) Julgue os itens a seguir com (C) CERTO ou (E) ERRADO.

1) O servidor deve estar atento para que os fatos de sua vida particular não influenciem o seu bom conceito na vida funcional.
2) Todo servidor tem o dever de dizer a verdade, exceto se a informação for contrária ao interesse público.
3) O servidor não deve se ausentar injustificadamente de seu local de trabalho, podendo assim, causar desordens nas relações humanas.


A)  C - C - C
 
B)  C - E - C
 
C)  E - E - C
 
D)  C - C - E
 
E)  E - C - C
 
       
Questão de concurso 2614
5 . (TRT-MA, Cespe - Técnico Judiciário - 2005) Em cada um dos itens subsequentes, é apresentada uma situação hipotética relativa à ética no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Mariana, servidora pública, tem entre suas atribuições a tarefa de prestar atendimento ao público. Muitas vezes, por estar assoberbada de trabalho interno, Mariana, embora forneça informações corretas, tem má vontade e trata as pessoas sem cortesia no atendimento. Nessa situação, a conduta de Mariana é considerada ética, pois ela oferece informações fidedignas e sua descortesia é justificada pela sobrecarga de trabalho.
b) Sueli, servidora pública, apresenta bom desempenho e tem boas relações interpessoais no trabalho. Devido a seus vínculos de amizade no ambiente de trabalho, Sueli, algumas vezes, acoberta irregularidades, de diversas naturezas, praticadas por determinados colegas. Nessa situação, a conduta de Sueli é antiética, pois privilegia aspectos pessoais em detrimento de aspectos profissionais e da ética no serviço público.


A)  C, C
 
B)  C, E
 
C)  E, C
 
D)  E, E
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 4453
6 . (TRT-MA, Cespe - Auxiliar Judiciário - 2005) Cada um dos itens subsequentes apresenta uma situação hipotética relativa à ética no serviço público, seguida de uma afirmativa a ser julgada em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Considere a seguinte situação hipotética. Paula, auxiliar judiciária, tem entre suas atribuições as tarefas de proceder à entrega e ao recebimento de documentos, retirar e devolver livros na biblioteca e providenciar fotocópias. Paula atende a três setores de um tribunal regional do trabalho (TRT), sendo que, em um deles, a chefe é uma pessoa com quem Paula se relaciona muito bem. Para esse setor, Paula é sempre mais ágil e atenciosa com relação à execução das tarefas, recebendo, eventualmente, presentes da chefia do setor em agradecimento a sua presteza e seu interesse ao realizar os serviços. Nessa situação, é correto afirmar que a conduta de Paula é antiética, pois privilegia o atendimento de um setor específico e é beneficiada com presentes por essa ação.
b) Considere a seguinte situação hipotética. Carlos, servidor público há 6 anos, tem sob sua guarda patrimonial todos os equipamentos eletrônicos do seu setor. Por necessidade pessoal, Carlos pegou, sem consultar ninguém, um aparelho que teve baixa patrimonial por ter sido considerado ultrapassado. Nessa situação, é correto afirmar que o comportamento de Carlos é compatível com a ética profissional, pois o aparelho tomado por ele não tinha mais utilidade pública.
c) Considere a seguinte situação hipotética. Marly, servidora pública de um tribunal, sabe executar bem suas tarefas. Ela tem consciência de que tem um bom desempenho profissional e, por isso, muitas vezes deixa de cumprir as orientações superiores, pois, de acordo com seu entendimento, o resultado de seu trabalho atende bem às necessidades do seu setor. Nessa situação, é correto afirmar que a conduta autônoma de Marly é antiética, pois desrespeita a hierarquia estabelecida no serviço público.


A)  C, C, C
 
B)  C, E, C
 
C)  E, E, C
 
D)  C, C, E
 
E)  E, E, E
 
       
Questão de concurso 11118
7 . (ECT, Consulplan - Atendente Comercial - 2008) O Código de Ética Profissional tem como função precípua:

A)  Prescrever as punições.
 
B)  Prescrever a conduta.
 
C)  Definir as transgressões.
 
D)  Preservar a moralidade e a conduta ética dos profissionais.
 
E)  Assegurar as normas jurídicas em função de preceitos morais.
 
       
Questão de concurso 11120
8 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) Imagine que você tenha aquele anel que Platão evoca, o célebre anel de Giges, que tornaria você invisível sempre que você desejasse... É um anel mágico, que um pastor encontra por acaso. Basta virar a pedra do anel para dentro da palma para se tornar totalmente invisível, e virá-la para fora para ficar novamente visível... Giges, que antes era tido como um homem honesto, não foi capaz de resistir às tentações a que este anel o submetia: aproveitou seus poderes mágicos para entrar no palácio, seduzir a rainha, assassinar o rei, tomar o poder e exercê-lo em seu único e exclusivo benefício. Quem conta a coisa, em A República, conclui que o bom e o mau, ou os assim considerados, só se distinguem pela prudência e pela hipocrisia, em outras palavras, pela importância desigual que dão ao olhar alheio ou por sua habilidade maior ou menor para se esconder... Se ambos possuíssem o anel de Giges, nada mais os distinguiria: “ambos tenderiam para o mesmo fim”. Isto equivale a sugerir que a moral não passa de uma ilusão, de uma mentira, de um medo maquiado de virtude. Bastaria poder ficar invisível para que toda proibição sumisse e que, para cada um, não houvesse mais que a busca do seu prazer ou do seu interesse egoístas.
André Comte-Sponville, Apresentação da Filosofia

O autor afirma que Giges “era tido como um homem honesto”. O que isto significa?

I. Giges respeitava as outras pessoas e as regras morais.

II. Giges, por ter bons sentimentos, era incapaz de fazer algo que prejudicasse outras pessoas.

III. Giges agia eticamente, e assim parecia ser um bom sujeito.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)


A)  I.
 
B)  II.
 
C)  III.
 
D)  I e II.
 
E)  I e III.
 
       
Questão de concurso 11129
9 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) Segundo Kant, a regra fundamental da ética, chamada imperativo categórico, é a seguinte: “Age de modo que trates a humanidade, na tua pessoa ou na de outrem, sempre como um fim, e nunca apenas como um meio.” A partir desta regra, é falso afirmar que

A)  Devemos tratar as outras pessoas como esperamos ser tratados por elas, pois todos são igualmente valiosos.
 
B)  Devemos levar em conta, sempre, os objetivos das pessoas, e não apenas os nossos.
 
C)  Ao decidir como tratar as pessoas, não podemos ignorar os seus próprios fins.
 
D)  Antes de agir, devemos levar em conta, acima de tudo, os nossos desejos, independente dos desejos dos outros.
 
E)  Devemos levar em conta que as pessoas não são coisas (com valor apenas instrumental), mas têm um valor absoluto.
 
       
Questão de concurso 11131
10 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) São deveres do servidor público:

I. Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público.

II. Abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade que seja estranha ao interesse público.

III. Abster-se de apresentar-se ao trabalho, vestindo qualquer coisa incompatível com a vestimenta típica de um homem de bem, como terno e gravata.

IV. Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, contratantes e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas.

V. Usar de todos os meios para procrastinar o exercício regular de sua atividade, desde que não cause dano moral ao usuário.

Estão corretos apenas os itens


A)  I e II e IV.
 
B)  I, II e V.
 
C)  II, III e IV.
 
D)  II e IV e V.
 
E)  III, IV e V.
 
       

 

 

 


Copyright & Webdesign: Multitech Informática e Tecnologia Ltda (2001-2013)
acheiconcursos@acheiconcursos.com.br