MENU PRINCIPAL
  Página Principal
  Login do Usuário
  Ajuda
  Programas para baixar
  Quanto custa?
  Últimas Notícias
  Lista de Notícias
  Entre em Contato
  Sites parceiros
  Frases para Facebook
DOWNLOAD
  > Áudios
  > Apostilas
  > Aulas
  > Legislação
  > Simulados
EDITAIS
  > Editais? Clique aqui

PARCEIROS DE CONTEÚDO

  Concurso Público
  Benefícios da Previdência
  Consultor em Previdência
  Blog do Catarino
  Benefícios do INSS
  Passagens Aéreas
  Ultra Concurseiros
PROVAS
  > Provas Federais
  > Provas por Organizador
 Cespe, Esaf, Cesgranrio,
 Vunesp, FCC etc.
  > Provas por Área
 Administração, Psicologia,
 Direito, Engenharia etc.
PROVAS ESTADUAIS

BUSCA AVANÇADA DE PROVAS

Digite no campo abaixo a palavra-chave para filtrar suas provas

Ex.: OFICIAL DE JUSTIÇA


VISITE TAMBÉM
  Frases para Facebook
  Capas para Facebook
  Fontes

Apostilas para Concursos

 
- ÁREA DE DEMONSTRAÇÃO - SIMULADOS

Conheça também nossos arquivos de:
ÁUDIOS | APOSTILAS | AULAS | PROVAS ANTERIORES

Simulado de ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO / ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

Questão de concurso 960
1 . (TST, Cespe - Técnico Judiciário - 2008) Considere que, ao avaliar a execução das determinações descritas no texto, o chefe da divisão de segurança tenha observado que um dos agentes de segurança a ele subordinados atuava com racismo e preconceito, fazendo verificação cuidadosa de determinadas pessoas e, sistematicamente, deixando outras pessoas passarem sem qualquer tipo de verificação. Em função disso, o chefe tomou as providências cabíveis para possibilitar a instauração de sindicância que apurasse a referida situação. Tendo em vista essa situação hipotética, julgue os itens abaixo em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

1) O referido agente de segurança atuou em desconformidade com os princípios constitucionais da administração pública e praticou infração administrativa disciplinar.
2) O chefe da divisão de segurança tem poder disciplinar sobre o referido agente de segurança e, portanto, poderia ter aplicado, de oficio, a pena de advertência, desde que houvesse dado ao agente chance para que apresentasse sua defesa.
3) A punição administrativa do referido agente de segurança não afastaria a possibilidade de sua punição nos planos penal e civil, com relação ao mesmo ato.


A)  C - C - C
 
B)  C - C - E
 
C)  E - C - E
 
D)  C - E - C
 
E)  E - E - C
 
       
Questão de concurso 966
2 . (CEF/2008) Considerando o padrão ético a ser observado pelo servidor público do Poder Executivo Federal, pode-se afirmar que a esse:
I - é vedado o uso de amizades para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;
II - compete facilitar a fiscalização de seus atos, por quem de direito;
III - é vedado permitir que antipatias pessoais interfiram no trato com o público;
IV - compete cumprir, sem questionamento, as instruções recebidas de seus superiores hierárquicos, ainda que, segundo seu julgamento, sejam essas contrárias às normas legais.
Estão corretas as afirmativas:


A)  I e III, apenas.
 
B)  II e III, apenas.
 
C)  I, II e III, apenas.
 
D)  I, III e IV, apenas.
 
E)  I, II, III e IV.
 
       
Questão de concurso 972
3 . (TRT-DF, Cespe) Julgue os itens a seguir com (C) CERTO ou (E) ERRADO.

1) O servidor público deve seguir fielmente as ordens de seus superiores hierárquicos, como o código de ética assim afirma.
2) Um procedimento antiético, quando chega a se transformar em uma censura, com certeza irá atrapalhar o servidor no momento de uma promoção.
3) Manoel, ao terminar suas atividades em seu órgão público e quase no final do expediente, começou a imprimir seu trabalho de faculdade, como trouxe as folhas de casa, seu comportamento não é antiético, pois além de ter cumprido com todas as suas obrigações, não utilizou nenhuma folha da repartição.
4) Um bom atendimento ao público, aquele transparente e honesto, é aquele pautado na conduta ético-funcional dos agentes públicos.


A)  E - C - E - C
 
B)  C - E - E - C
 
C)  E - E - E - C
 
D)  E - E - E - E
 
E)  E - C - C - C
 
       
Questão de concurso 2615
4 . (TRT-MA, Cespe - Auxiliar Judiciário - 2005) Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética acerca do comportamento profissional, seguida de uma afirmativa a ser julgada em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Considere a seguinte situação hipotética. Angelina, auxiliar judiciária do TRT, foi indiscreta no ambiente de trabalho ao comentar com seus colegas o que ouviu na reunião de diretores em ocasião em que estava dando apoio ao atendimento do serviço de copa do tribunal. Ao receber advertência de seu chefe imediato, Angelina julgou-se injustiçada, pois sua conduta não gerou nenhuma consequência ao tribunal. Nessa situação, o sentimento de injustiça de Angelina é procedente e eticamente justificável, pois sua conduta não trouxe prejuízo a ninguém.
b) Considere a seguinte situação hipotética. Albertino, servidor público, ao se comunicar com seu chefe, manipula as informações para que elas sejam mais bem aceitas por ele. Nessa situação, Albertino está prejudicando sua comunicação com o chefe, pois está colocando uma barreira interpessoal no processo de comunicação com ele.
c) Considere a seguinte situação hipotética. Irene, servidora pública de um TRT, atua na área de atendimento ao público. Irene procura conhecer bem o funcionamento de seu setor, ser eficiente, interessada e atenciosa no trabalho. Ela faz de tudo para que os clientes fiquem satisfeitos com os seus serviços, mesmo que tenha de ignorar algumas normas institucionais. Nessa situação, mesmo tendo boas intenções, a atitude de Irene é contrária ao correto comportamento profissional.


A)  C, C, C
 
B)  E, C, C
 
C)  E, E, C
 
D)  E, E, E
 
E)  E, C, E
 
       
Questão de concurso 4458
5 . (SGA-DF, Cespe - Agente Administrativo) Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

a) Geraldo, funcionário exemplar, é assíduo e pontual, preserva as informações sigilosas de que eventualmente toma conhecimento. Geraldo trabalha no atendimento ao público e, sempre que possível, facilita o acesso ao atendimento para outros funcionários, pois reconhece a necessidade de eles estarem logo de volta ao trabalho. Nessa situação, Geraldo apresenta conduta antiética ao privilegiar seus pares.
b) Clovis é um funcionário muito esforçado, mas seus vencimentos são insuficientes frente à demanda de gastos com o filho doente. Por isso, às vezes, Clovis retira do almoxarifado de seu setor alguns materiais de consumo para o seu uso familiar. Nessa situação, Clovis não infringe a ética, pois sua conduta é perfeitamente justificada e aceita socialmente.


A)  C, C
 
B)  C, E
 
C)  E, C
 
D)  E, E
 
E)  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 10578
6 . (TST, Cespe - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária - 2008) Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) O respeito à hierarquia e à disciplina não impede que o servidor público represente contra ato que caracterize omissão ou abuso de poder, ainda que esse ato tenha emanado de superior hierárquico.

b) O servidor público deve abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo não cometendo qualquer violação expressa à lei.

c) É dever do servidor público guardar sigilo sobre assuntos da repartição que envolvam questões relativas à segurança da sociedade.

d) O servidor público pode retirar da repartição documento pertencente ao patrimônio público, sem prévia autorização da autoridade competente, se exercer cargo de confiança ou função à qual esse documento esteja relacionado.

e) Todos os servidores públicos, independentemente da função assumida e do órgão ao qual estão vinculados, devem cumprir a lei incondicionalmente.


A)  C, C, C, C, C
 
B)  E, C, C, C, C
 
C)  C, E, C, E, C
 
D)  E, C, C, E, C
 
E)  C, C, C, E, C
 
       
Questão de concurso 11116
7 . (ECT, Consulplan - Atendente Comercial - 2008) Analise os valores abaixo em função da ética empresarial e profissional:

I. Confiança – é a aceitação da manifestação do outro, por palavras ou gestos.

II. Disciplina – é a maneira pela qual os membros do grupo aceitam e atendem às normas pré-estabelecidas, necessárias ao bom atendimento dos objetivos sociais.

III. Honestidade – é o corolário imediato da justiça, é atributo ligado à confiança, à honra e, sobretudo, à decência.

IV. Solidariedade – é o ato de estender a mão.

Estão corretas apenas as definições:


A)  I, II e III
 
B)  II, III e IV
 
C)  I, II, III e IV
 
D)  I, III e IV
 
E)  II e IV
 
       
Questão de concurso 11122
8 . “A moral não passa de uma ilusão, de uma mentira, de um medo maquiado de virtude.” Esta afirmação é

A)  A razão pela qual a moralidade é relativa, e depende das circunstâncias.
 
B)  A razão que justifica que cada um pense apenas nos seus interesses.
 
C)  A conclusão a que chegamos quando vemos Giges como um exemplo para toda a humanidade.
 
D)  A conclusão a que chegamos quando constatamos a grande quantidade de corrupção que assola o nosso país.
 
E)  A razão pela qual a lei e a polícia não são necessárias ao convívio pacífico entre as pessoas.
 
       
Questão de concurso 11127
9 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) Ao dizermos que alguém é moralmente responsável, queremos dizer que esta pessoa:

I. responde pelos seus atos e, em certas circunstâncias, pelos atos de outras pessoas.

II. não deve arcar com as consequências dos seus atos, pois não comete erros.

III. é livre para agir e, sendo assim, deve assumir as consequências dos seus atos.

IV. é livre para agir, podendo estabelecer livremente as consequências dos próprios atos.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)


A)  I.
 
B)  I e II.
 
C)  I e III.
 
D)  I, III e IV.
 
E)  II, III e IV.
 
       
Questão de concurso 11133
10 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) Um cidadão qualquer da multidão não pode ser considerado responsável por não agir para salvar uma vítima de uma acidente automobilístico que precisa de uma traqueostomia de emergência. Isto se explica pelo fato de que este cidadão não tem o conhecimento relevante. Em contraste, um médico formado e treinado, com o equipamento necessário, seria capaz de fazer o diagnóstico e levar a cabo o procedimento. Nós pensamos que seria errado, da parte dele, ficar parado e não ajudar numa situação como esta.

Esta comparação nos ajuda a entender a ideia de

I. conflito de interesses, pois, dependendo da circunstância, os interesses do médico que está de passagem, digamos, para ir ao cinema, e os do paciente acidentado podem estar em conflito. Porém, neste caso, o interesse de ir ao cinema deve ser considerado secundário, sendo o interesse primário o de salvar o paciente.

II. responsabilidade profissional, pois, na medida em que um profissional tem conhecimento e recebe um treinamento que outras pessoas não têm, passa a ter responsabilidades morais adicionais.

III. um padrão ético no serviço público, pois o médico em questão pode ser um funcionário público em serviço e, neste caso, será o seu dever atender o paciente.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)


A)  I, apenas.
 
B)  I e II, apenas.
 
C)  I e III, apenas.
 
D)  II e III, apenas.
 
E)  I, II e III.
 
       

 

 

 


Copyright & Webdesign: Multitech Informática e Tecnologia Ltda (2001-2013)
acheiconcursos@acheiconcursos.com.br