MENU PRINCIPAL
  Página Principal
  Login do Usuário
  Ajuda
  Programas para baixar
  Quanto custa?
  Últimas Notícias
  Lista de Notícias
  Entre em Contato
  Sites parceiros
  Frases para Facebook
DOWNLOAD
  > Áudios
  > Apostilas
  > Aulas
  > Legislação
  > Simulados
EDITAIS
  > Editais? Clique aqui

PARCEIROS DE CONTEÚDO

  Concurso Público
  Benefícios da Previdência
  Consultor em Previdência
  Blog do Catarino
  Benefícios do INSS
  Passagens Aéreas
  Ultra Concurseiros
PROVAS
  > Provas Federais
  > Provas por Organizador
 Cespe, Esaf, Cesgranrio,
 Vunesp, FCC etc.
  > Provas por Área
 Administração, Psicologia,
 Direito, Engenharia etc.
PROVAS ESTADUAIS

BUSCA AVANÇADA DE PROVAS

Digite no campo abaixo a palavra-chave para filtrar suas provas

Ex.: OFICIAL DE JUSTIÇA


VISITE TAMBÉM
  Frases para Facebook
  Capas para Facebook
  Fontes

Apostilas para Concursos

 
- ÁREA DE DEMONSTRAÇÃO - SIMULADOS

Conheça também nossos arquivos de:
ÁUDIOS | APOSTILAS | AULAS | PROVAS ANTERIORES

Simulado de ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO / ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

Questão de concurso 971
1 . (TRT-DF, Cespe) Julgue os itens a seguir com (C) CERTO ou (E) ERRADO.

1) O servidor deve atender a todos da mesma forma, seguindo o princípio da impessoalidade, exceto se alguma autoridade solicitar atendimento prioritário.
2) A comissão de ética só tem poderes para censurar servidor público estável.
3) A única penalidade que pode ser arbitrada pela comissão ética é a censura.


A)  E - E - C
 
B)  E - C - C
 
C)  C - E - C
 
D)  E - C - E
 
E)  C - C - E
 
       
Questão de concurso 973
2 . (TRT-DF, Cespe) Julgue os itens a seguir com (C) CERTO ou (E) ERRADO.

1) Os modernos estudos sobre ética afirmam que os padrões de comportamento são universais, ou seja, aceitos em todos os países do mundo.
2) O Padrão moral ético aceito pela sociedade está diretamente ligado ao que é conveniente ou inconveniente, desde que, tal conduta não seja proibida por lei.
3) Cabe ao servidor público, ser probo, reto, leal e justo, em suas atividades públicas, decidindo sempre diante das situações, a melhor e mais vantajosa para o bem comum.
4) Qualquer comportamento ilegal é considerado também antiético.


A)  C - E - C - C
 
B)  E - C - C - C
 
C)  E - C - E - C
 
D)  E - E - E - C
 
E)  E - E - C - C
 
       
Questão de concurso 4456
3 . (TST, Cespe - Técnico Judiciário - 2008) João, funcionário de um órgão público, foi indicado para assumir a função de chefe de secretaria. Durante o exercício da chefia, João frequentemente solicitava a seus colaboradores que lhe fizessem trabalhos particulares e, no gerenciamento dos trabalhos da secretaria, estabelecia prazos inexequíveis para as tarefas.

Considerando as exigências de atitudes profissionais no serviço público, julgue os seguintes itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) João utilizou sua posição hierárquica para proveito próprio e abusou da autoridade de gestor público, apresentando comportamento antiético no âmbito do serviço público.
b) Considere por hipótese, que um atendente de um órgão público presencie um colega de trabalho faltar com respeito a um casal de idosos de baixo nível socioeconômico ao lhe prestar atendimento. Acerca dessa hipótese e com relação à ética no serviço público, julgue os seguintes itens.
c) O atendente agirá de forma antiética se informar o fato a seu supervisor.
d) Os idosos podem pleitear que o funcionário que os desrespeitou seja responsabilizado pelo seu comportamento, podendo o mesmo vir a sofrer punição no trabalho.


A)  C, C, C, C
 
B)  C, E, C, E
 
C)  E, E, C, E
 
D)  C, E, C, C
 
E)  E, E, E, E
 
       
Questão de concurso 4458
4 . (SGA-DF, Cespe - Agente Administrativo) Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

a) Geraldo, funcionário exemplar, é assíduo e pontual, preserva as informações sigilosas de que eventualmente toma conhecimento. Geraldo trabalha no atendimento ao público e, sempre que possível, facilita o acesso ao atendimento para outros funcionários, pois reconhece a necessidade de eles estarem logo de volta ao trabalho. Nessa situação, Geraldo apresenta conduta antiética ao privilegiar seus pares.
b) Clovis é um funcionário muito esforçado, mas seus vencimentos são insuficientes frente à demanda de gastos com o filho doente. Por isso, às vezes, Clovis retira do almoxarifado de seu setor alguns materiais de consumo para o seu uso familiar. Nessa situação, Clovis não infringe a ética, pois sua conduta é perfeitamente justificada e aceita socialmente.


A)  C, C
 
B)  C, E
 
C)  E, C
 
D)  E, E
 
E)  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 10576
5 . (TRE-BA, Cespe - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária - 2009) Normalmente, condutas antiéticas extrapolam os limites das relações interpessoais e se tornam objeto de política, fomentando a elaboração de códigos de ética de grupos profissionais, como os servidores públicos. A respeito da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) As organizações públicas possuem muitas semelhanças com as empresas tradicionais, mas com um grande diferencial: ter como meta a prestação de serviços de qualidade que beneficiarão a toda sociedade civil.

b) Os códigos de ética, que incluem, de maneira contundente, os princípios basilares do direito e do composto ético, oferecem suporte ao controle das relações no serviço público, propiciam maior transparência nas relações de governo e evidenciam a ética em seus processos.

c) Apesar de estritamente relacionadas, ética e moral não se confundem. No entanto, os princípios éticos pressupõem determinadas regras morais de comportamento.


A)  C, C, C
 
B)  C, C, E
 
C)  C, E, C
 
D)  E, C, C
 
E)  E, C, E
 
       
Questão de concurso 10578
6 . (TST, Cespe - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária - 2008) Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) O respeito à hierarquia e à disciplina não impede que o servidor público represente contra ato que caracterize omissão ou abuso de poder, ainda que esse ato tenha emanado de superior hierárquico.

b) O servidor público deve abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo não cometendo qualquer violação expressa à lei.

c) É dever do servidor público guardar sigilo sobre assuntos da repartição que envolvam questões relativas à segurança da sociedade.

d) O servidor público pode retirar da repartição documento pertencente ao patrimônio público, sem prévia autorização da autoridade competente, se exercer cargo de confiança ou função à qual esse documento esteja relacionado.

e) Todos os servidores públicos, independentemente da função assumida e do órgão ao qual estão vinculados, devem cumprir a lei incondicionalmente.


A)  C, C, C, C, C
 
B)  E, C, C, C, C
 
C)  C, E, C, E, C
 
D)  E, C, C, E, C
 
E)  C, C, C, E, C
 
       
Questão de concurso 11116
7 . (ECT, Consulplan - Atendente Comercial - 2008) Analise os valores abaixo em função da ética empresarial e profissional:

I. Confiança – é a aceitação da manifestação do outro, por palavras ou gestos.

II. Disciplina – é a maneira pela qual os membros do grupo aceitam e atendem às normas pré-estabelecidas, necessárias ao bom atendimento dos objetivos sociais.

III. Honestidade – é o corolário imediato da justiça, é atributo ligado à confiança, à honra e, sobretudo, à decência.

IV. Solidariedade – é o ato de estender a mão.

Estão corretas apenas as definições:


A)  I, II e III
 
B)  II, III e IV
 
C)  I, II, III e IV
 
D)  I, III e IV
 
E)  II e IV
 
       
Questão de concurso 11118
8 . (ECT, Consulplan - Atendente Comercial - 2008) O Código de Ética Profissional tem como função precípua:

A)  Prescrever as punições.
 
B)  Prescrever a conduta.
 
C)  Definir as transgressões.
 
D)  Preservar a moralidade e a conduta ética dos profissionais.
 
E)  Assegurar as normas jurídicas em função de preceitos morais.
 
       
Questão de concurso 11120
9 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) Imagine que você tenha aquele anel que Platão evoca, o célebre anel de Giges, que tornaria você invisível sempre que você desejasse... É um anel mágico, que um pastor encontra por acaso. Basta virar a pedra do anel para dentro da palma para se tornar totalmente invisível, e virá-la para fora para ficar novamente visível... Giges, que antes era tido como um homem honesto, não foi capaz de resistir às tentações a que este anel o submetia: aproveitou seus poderes mágicos para entrar no palácio, seduzir a rainha, assassinar o rei, tomar o poder e exercê-lo em seu único e exclusivo benefício. Quem conta a coisa, em A República, conclui que o bom e o mau, ou os assim considerados, só se distinguem pela prudência e pela hipocrisia, em outras palavras, pela importância desigual que dão ao olhar alheio ou por sua habilidade maior ou menor para se esconder... Se ambos possuíssem o anel de Giges, nada mais os distinguiria: “ambos tenderiam para o mesmo fim”. Isto equivale a sugerir que a moral não passa de uma ilusão, de uma mentira, de um medo maquiado de virtude. Bastaria poder ficar invisível para que toda proibição sumisse e que, para cada um, não houvesse mais que a busca do seu prazer ou do seu interesse egoístas.
André Comte-Sponville, Apresentação da Filosofia

O autor afirma que Giges “era tido como um homem honesto”. O que isto significa?

I. Giges respeitava as outras pessoas e as regras morais.

II. Giges, por ter bons sentimentos, era incapaz de fazer algo que prejudicasse outras pessoas.

III. Giges agia eticamente, e assim parecia ser um bom sujeito.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)


A)  I.
 
B)  II.
 
C)  III.
 
D)  I e II.
 
E)  I e III.
 
       
Questão de concurso 11135
10 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) No que se refere à ética do serviço público, uma situação pode configurar conflito de interesses quando o cidadão

I. investe em propriedades ou empresas privadas que podem ser afetadas por decisões tomadas no exercício da sua função pública.

II. viola o princípio que estabelece a precedência das atribuições do cargo público que ocupa sobre outras atividades.

III. que ocupa cargo público é beneficiado por alguma política pública.

IV. que exerce atividade na iniciativa privada pode fazer uso, em benefício próprio, de informação privilegiada obtida em razão das atribuições do cargo público que ocupa.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)


A)  I.
 
B)  I, II e III.
 
C)  I, II e IV.
 
D)  II e III.
 
E)  II, III e IV.
 
       

 

 

 


Copyright & Webdesign: Multitech Informática e Tecnologia Ltda (2001-2013)
acheiconcursos@acheiconcursos.com.br