MENU PRINCIPAL
  Página Principal
  Login do Usuário
  Ajuda
  Programas para baixar
  Quanto custa?
  Últimas Notícias
  Lista de Notícias
  Entre em Contato
  Sites parceiros
  Frases para Facebook
DOWNLOAD
  > Áudios
  > Apostilas
  > Aulas
  > Legislação
  > Simulados
EDITAIS
  > Editais? Clique aqui

PARCEIROS DE CONTEÚDO

  Concurso Público
  Benefícios da Previdência
  Consultor em Previdência
  Blog do Catarino
  Benefícios do INSS
  Passagens Aéreas
  Ultra Concurseiros
PROVAS
  > Provas Federais
  > Provas por Organizador
 Cespe, Esaf, Cesgranrio,
 Vunesp, FCC etc.
  > Provas por Área
 Administração, Psicologia,
 Direito, Engenharia etc.
PROVAS ESTADUAIS

BUSCA AVANÇADA DE PROVAS

Digite no campo abaixo a palavra-chave para filtrar suas provas

Ex.: OFICIAL DE JUSTIÇA


VISITE TAMBÉM
  Frases para Facebook
  Capas para Facebook
  Fontes

Apostilas para Concursos

 
- ÁREA DE DEMONSTRAÇÃO - SIMULADOS

Conheça também nossos arquivos de:
ÁUDIOS | APOSTILAS | AULAS | PROVAS ANTERIORES

Simulado de PRIMEIROS SOCORROS

Questão de concurso 4901
1 . (TRF-5ª Região, FCC - Técnico Judiciário - Segurança e Transporte - 2008) Após colidir com um caminhão, o carro está em chamas. Nesta situação, um motorista pode ajudar

A)  usando o extintor com o jato dirigido para o meio do fogo.
 
B)  usando o extintor com o ponteiro do medidor de pressão na área vermelha.
 
C)  afastando os curiosos.
 
D)  jogando o conteúdo do extintor aos poucos.
 
E)  posicionando o extintor na posição horizontal, antes de acionar o gatilho.
 
       
Questão de concurso 4904
2 . (TRT-9ª Região, FCC - Técnico Judiciário - Transporte - 2004) Ao trafegar por uma via de trânsito rápido, um condutor percebeu que, a alguns metros à sua frente, acabara de acontecer um acidente de trânsito. Parou seu veículo em local seguro e prontificou-se a ajudar, pois no local não havia nenhuma pessoa em condições de prestar os primeiros socorros. Logo pôde perceber que havia um rapaz deitado na via, imóvel, totalmente paralisado, que apresentava fratura exposta na perna. Nesse caso, a providência a ser tomada em relação à vítima será

A)  colocar o osso no lugar para evitar hemorragia.
 
B)  retirá-la do local e colocá-lo na calçada, colocando o osso no lugar.
 
C)  verificar primeiramente os sinais vitais da vítima.
 
D)  providenciar gesso e imobilizar o membro fraturado.
 
E)  aplicar um torniquete e colocar o osso no lugar.
 
       
Questão de concurso 4907
3 . (TRT-3ª Região, FCC - Técnico Judiciário - Segurança e Transporte - 2004) Um funcionário da copa do TRT, ao descer as escadas, perde o equilíbrio e cai rolando um lance da escada. Ao socorrê-lo, encontram-no deitado no chão, queixando-se de dor e formigamento em uma das pernas. Nesse caso, deve-se, prioritariamente,

A)  conversar com o funcionário para acalmá-lo, observar se ele está orientado e depois acompanhá-lo ao serviço de atendimento médico mais próximo.
 
B)  orientar o acidentado a procurar um médico caso o formigamento não melhore.
 
C)  checar se o acidentado está orientado (sabe o próprio nome, reconhece onde está, etc) e se há presença de sangramento ou deformidades ósseas; solicitar, com urgência, que alguém chame o resgate para transportá-lo com segurança ao hospital.
 
D)  checar com cuidado para ver se existe vermelhidão ou hematoma nas costas do acidentado, visto que formigamento nas pernas pode ser indício de fratura de coluna.
 
E)  analisar cautelosamente se existe sangramento ou deformidades em alguma parte do corpo e, se não houver, ajudá-lo a levantar-se com muito cuidado.
 
       
Questão de concurso 6661
4 . Marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.

(    ) O fluxo de sangue é feito em jatos, em sincronia com as batidas do coração. Perda de sangue rápida e abundante. A descrição confere com hemorraria arterial.
(    ) Frequência cardíaca aumentada (maior que 100 bpm em adultos e 120 bpm em criança); frequência respiratória aumentada (maior que 20 respirações por minuto); perfusão cutânea lenta ou inexistente (pele fria); estado mental: ansiedade/confusão. Os sinais e sintomas acima referem-se ao choque.
(    ) Dormência e formigamento dos membros: priapismo (ereção persistente sem a presença de estímulos sexuais); redução ou ausência de movimentos; respiração diafragmática. Na presença destes sinais o socorrista deve suspeitar de lesão medular.
(    ) Inconsciência, edemas (galo), sangramento pela orelha ou nariz, fluido claro ou sanguinolento pela orelha ou nariz e pupilas desiguais são sinais claros de traumatismo crânio encefálico.


A)  V, V, V, F
 
B)  V, V, F, V
 
C)  V, F, V, V
 
D)  F, V, V, V
 
E)  V, V, V, V
 
       
Questão de concurso 6664
5 . (TRT-11ª Região, FCC - Técnico Judiciário - Transportes - 2005) Ao atender um acidentado com suspeita de fratura no braço esquerdo a mais ou menos 5 cm do punho, o socorrista deve

A)  posicionar as talas de forma a abranger somente o punho.
 
B)  amarrar as talas, após alinhar os ossos, com ataduras ou tiras de pano, apertando-as bem.
 
C)  usar uma tipoia, após imobilizar o braço esquerdo.
 
D)  manter a mão do braço esquerdo voltada para baixo, antes de fazer a imobilização.
 
E)  manter a mão do braço esquerdo voltada para baixo, após fazer a imobilização.
 
       
Questão de concurso 6667
6 . (TRT-11ª Região, FCC - Técnico Judiciário - Transportes - 2005) No caso de um acidentado apresentar sangramento na perna direita e presença de cacos de vidro na lesão, o socorrista deve

A)  orientar o acidentado para apoiar a perna direita no chão.
 
B)  aplicar compressas mornas no local do sangramento.
 
C)  manter elevada a perna direita do acidentado.
 
D)  forçar a retirada dos cacos de vidro.
 
E)  manter ambas as pernas do acidentado em nível mais baixo que o corpo.
 
       
Questão de concurso 8726
7 . (TRE-PI, FCC - Técnico Judiciário - Transporte - 2009) Num dia chuvoso, um cabo elétrico de tensão desconhecida cai sobre o trabalhador que estava em área descoberta da empresa. Presenciando essa cena, a medida inicial para prestar os primeiros socorros ao trabalhador inconsciente é

A)  avaliar a presença de batimentos cardíacos e iniciar as manobras de reanimação cardiopulmonar.
 
B)  solicitar o desligamento da fonte de energia elétrica antes de se aproximar do trabalhador.
 
C)  afastar o cabo elétrico utilizando pedaço de pau com gancho metálico na extremidade.
 
D)  considerar o ponto de entrada e saída da corrente no corpo para avaliar os danos cardíacos.
 
E)  acionar o serviço de emergência e aguardar por atendimento de profissionais especializados.
 
       
Questão de concurso 8729
8 . (TRE-BA, Cespe - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária - 2009) Com relação a primeiros socorros, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Ao se socorrer uma pessoa vítima de queimaduras na pele, o primeiro procedimento é lavar a área queimada com água corrente e retirar as vestes ou partes delas que estejam aderidas à pele.

b) Se uma vítima de acidente apresentar hemorragia em membro, o socorrista deve aplicar pressão diretamente sobre o local do sangramento e depois fazer um torniquete.

c) Se a vítima de acidente apresenta perda de sensibilidade nos braços e pernas ou dormência e formigamento dos membros,ela pode ter sofrido lesão medular. Nesse caso, deve-se imobilizar a região do pescoço e manter a pessoa no local até a chegada de atendimento especializado, a não ser que a sua permanência implique risco de morte.

d) Em caso de vítima com convulsão, o socorrista deve protegê-la de traumas, impedindo que se machuque, mas não deve tentar contê-la durante a crise convulsiva.


A)  E, E, C, E
 
B)  E, C, C, E
 
C)  E, E, C, C
 
D)  C, C, E, E
 
E)  E, C, E, C
 
       
Questão de concurso 8732
9 . (TRE-SE, FCC - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária - 2007) É um dos sinais de ocorrência de uma hemorragia:

A)  ausência de respiração espontânea.
 
B)  hipertermia (elevação da temperatura do corpo).
 
C)  ausência de pulsação carotídea.
 
D)  midríase (pupila dilatada).
 
E)  pulso rápido e fraco.
 
       
Questão de concurso 10550
10 . (MPU, Cespe - Técnico em Segurança - 2010) No que concerne a primeiros socorros, julgue os itens a seguir em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Considere que uma vítima de acidente doméstico, com queimadura térmica em uma das mãos, queixe-se de muita dor no local da lesão, que se apresenta vermelho e com formação de bolhas. Nessa situação, devem ser adotados os seguintes procedimentos: deixar exposto o local da lesão, resfriar a área queimada com água fria, cobrir o ferimento com curativo úmido e solto, retirar objetos como anéis e braceletes, e encaminhar a vítima ao hospital.

b) Dor de cabeça, desmaio, formigamento ou paralisia da face, dificuldade para respirar e falar, dificuldade visual, convulsão e perda de controle urinário e intestinal constituem sinais e sintomas de hemorragia cerebral.

c) Constituem sintomas característicos de acidente vascular cerebral: dor ou sensação de opressão no peito, irradiando-se para o queixo, antebraços, mandíbula e costas; náuseas; dificuldade respiratória; sudorese; fraqueza.

d) Considere que uma criança caia, ao brincar, e um objeto pontiagudo de ferro encrave-se em sua perna. Nessa situação, deve-se controlar eventual hemorragia por pressão direta, estabilizar manualmente o objeto encravado, deixar exposto o local do ferimento, cortando, se necessário, as vestes próximas ao objeto a ser estabilizado, fazer um curativo no local para auxiliar a estabilização, evitar movimentação da vítima e prevenir o choque.

e) Suponha que um corte profundo em um dos membros superiores de uma vítima de acidente tenha ocasionado hemorragia. Nessa situação, deve-se efetuar pressão direta sobre o ferimento, deixar o membro lesionado na posição anatômica normal, para que o fluxo sanguíneo diminua, e comprimir o ponto arterial.


A)  C, C, C, C, E
 
B)  C, C, C, E, E
 
C)  C, E, C, C, E
 
D)  C, C, E, C, E
 
E)  E, C, E, C, E
 
       

 

 

 


Copyright & Webdesign: Multitech Informática e Tecnologia Ltda (2001-2013)
acheiconcursos@acheiconcursos.com.br