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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 271
1 . (Secretaria Estadual de Educação - CE - 2004) A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei N° 9.394/96), não apenas assegura oferta de oportunidade escolar à população de jovens e adultos situados fora da idade regular, como também estabelece a necessidade de toda uma abordagem pedagógica, incluindo conteúdos, metodologias, formas de organização e processos de avaliação diferenciados daqueles destinados aos alunos que estão na escola na idade própria. Nessa perspectiva, são fundamentais na Educação de Jovens e Adultos:

A)  Experiências vivenciadas na escola regular.
 
B)  Estudos presenciais e acadêmicos formais.
 
C)  Experiências de vida e do trabalho do aluno.
 
D)  Aprendizagens formais de cursos regulares.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 284
2 . (Magistério do Ensino Médio / MA - FCC - 2005) Quanto à organização dos estudos de que trata o art.23 da LDB, a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

Neste artigo, configura-se o princípio da


A)  isonomia.
 
B)  racionalidade.
 
C)  participação.
 
D)  flexibilidade.
 
E)  conformação.
 
       
Questão de concurso 4836
3 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo o Decreto No. 5.773, de 9 de maio de 2006, são atribuições exclusivas do CNE:

1. Deliberar sobre o credenciamento de IES para ofertar curso presencial.
2. Deliberar sobre credenciamento de IES para ofertar Educação a Distância.
3. Construir os instrumentos de avaliação para autorização de cursos superiores a distância.
4. Julgar os recursos sobre a negativa de credenciamento de IES.
5. Deliberar sobre o reconhecimento de cursos superiores presenciais.

Encontram-se corretas as alternativas:


A)  1, 2 e 3.
 
B)  1, 3 e 4.
 
C)  2, 3 e 4.
 
D)  3, 4 e 5.
 
E)  1, 2 e 4.
 
       
Questão de concurso 4849
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Considere as 4 afirmações abaixo e responda.

1. A Constituição Federal assegura a autonomia universitária e determina que as Universidades obedeçam ao princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão.
2. Os Centros Universitários gozarão da mesma autonomia das Universidades, desde que mantenham, também, o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão.
3. As instituições categorizadas como faculdades integradas, faculdades, institutos ou escolas superiores não possuem autonomia didáticopedagógica e dependem de autorização do Ministério da Educação para criar cursos, aumentar número de vagas etc.
4. Somente as Universidades podem registrar diplomas de ensino superior.


A)  somente as afirmações 2 e 3 são verdadeiras.
 
B)  somente as afirmações 2 e 4 são verdadeiras.
 
C)  somente as afirmações 1, 2 e 3 são verdadeiras.
 
D)  todas as afirmações são verdadeiras.
 
E)  somente as afirmações 1, 3 e 4 são verdadeiras.
 
       
Questão de concurso 4859
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Constituem-se elementos de um Projeto Pedagógico:

A)  diagnóstico, contextualidade, concepção de educação, estrutura e organização curricular.
 
B)  diagnóstico e proposta de formação continuada dos professores.
 
C)  contextualidade e proposta de trabalhos com alunos.
 
D)  diagnóstico, metas a alcançar e organização curricular.
 
E)  Todas as alternativas estão corretas.
 
       
Questão de concurso 4862
6 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) As ações afirmativas são medidas especiais e temporárias, tomadas pelo Estado com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo igualdade de tratamento, bem como compensação das perdas causadas pela marginalização. Sobre esse tema é correto afirmar que:

1. PROUNI, PEC-G, PROLICEN fazem parte dos programas de Ações Afirmativas.
2. INCLUIR é um programa pensado para o trabalho com o envelhecimento da população.
3. PROUNI é um projeto construído para atender a estudantes de outros países com os quais o Brasil tem convênio.
4. PEC-G é um programa que envolve estudantes de outros países e é coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Responda:


A)  Estão corretas as afirmativas 1 e 2.
 
B)  Estão corretas as afirmativas 3 e 4
 
C)  Estão corretas as afirmativas 1 e 4.
 
D)  Estão corretas as afirmativas 2 e 3.
 
E)  Está correta somente a afirmativa 4.
 
       
Questão de concurso 5157
7 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, abrange todos os níveis de ensino, da educação infantil à pós-graduação, do ensino público e privado à educação especial. Tradicionalmente é correto afirmar que a Lei n.º 9394/96 também é chamada de:

A)  Constituição da Pedagogia Brasileira.
 
B)  Constituição da Didática Nacional.
 
C)  Lei Octávio Elisio.
 
D)  Lei Darcy Ribeiro.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5160
8 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) O processo de discriminação e inferiorização da mulher é antigo, entretanto, adquire novas faces a partir das mudanças históricas que estamos vivenciando. Em relação a uma postura mais igualitária de educação é correto afirmar que:

A)  Uma educação igualitária é uma discussão isolada e reflexiva por parte dos pedagogos para cada tipo de discriminação.
 
B)  Uma educação não-sexista há que reconhecer as pessoas na sua diversidade, não separando tarefas e funções de cuidar da formação plena do ser humano.
 
C)  Convém restringir o feminismo às questões que dizem exclusivamente a mulher e suas lutas.
 
D)  Uma educação não-sexista há que reconhecer as pessoas na sua diversidade, separando com critérios tarefas e funções de cuidar da formação plena do ser humano.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5170
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Analise os seguintes critérios a serem observados na verificação do rendimento escolar para o ensino fundamental e médio, segundo a LDB:

I. avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
II. possibilidade de aproveitamento de estudos, concluídos com êxito, e de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar
III. obrigatoriedade dos estudos de recuperação ao final do período letivo, para casos de baixo rendimento escolar

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)


A)  I.
 
B)  II.
 
C)  I e II.
 
D)  II e III.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5183
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) São posições críticas a respeito da relação educação e trabalho, EXCETO:

A)  A crescente valorização da oferta de educação básica voltada para os jovens, considerando-os elemento essencial para o desenvolvimento sustentável, reflete o reforço do vínculo entre educação e produção.
 
B)  A aquisição do diploma, via escola, expressa uma competência de direito que poderá corresponder ou não a uma competência demandada pela lógica do mercado de trabalho.
 
C)  O vínculo entre educação e produção é reforçado pela mobilidade social, tornando a escola o "passaporte" para elevar a qualidade de vida do indivíduo.
 
D)  A educação destinada à preparação para o trabalho consiste em promover a adaptação do indivíduo em conformidade à demanda e necessidade da lógica do mercado.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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