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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 273
1 . (Prefeitura Municipal de Serra - ES - 2004) Conforme o artigo 21 da LDBEN (9394/96), a educação escolar compõe-se de:

A)  educação infantil e fundamental;
 
B)  educação religiosa e média;
 
C)  educação básica e superior;
 
D)  educação formal e não formal;
 
E)  educação alternativa e oficial.
 
       
Questão de concurso 274
2 . (Prefeitura Municipal de Alagoinhas - BA - 2004) A Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional no artigo 3º, que trata do ensino, NÃO apresenta o seguinte princípio:

A)  respeito à liberdade e apreço à tolerância;
 
B)  valorização do profissional da educação escolar;
 
C)  gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
 
D)  indissociabilidade entre Estado e Igreja;
 
E)  garantia de padrão de qualidade.
 
       
Questão de concurso 285
3 . (Magistério do Ensino Médio / MA - FCC - 2005) Quanto ao financiamento da educação, o art. 69 da LDB, transcrevendo dispositivo da Constituição Federal, determina que sejam aplicados anualmente na manutenção e desenvolvimento do ensino público, pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, nunca menos do que os seguintes percentuais da receita resultante de impostos, compreendida as transferências constitucionais, respectivamente,

A)  12%, 25% e 25%.
 
B)  15%, 25% e 30%.
 
C)  18%, 25% e 25%.
 
D)  18%, 25% e 30%.
 
E)  20%, 30% e 25%.
 
       
Questão de concurso 4832
4 . A mãe de uma criança portadora de necessidades especiais está em busca de uma vaga para seu filho numa escola. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), esta criança deverá ter a garantia de:

A)  oferta preferencialmente na rede regular de ensino e professores capacitados para a integração desses educandos em classes comuns.
 
B)  atendimento exclusivo em classes ou escolas especializadas e métodos específicos para atender às suas necessidades de desenvolvimento.
 
C)  início da escolarização aos seis anos de idade e terminalidade específica para aqueles que puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental.
 
D)  aplicação de um currículo idêntico ao dos demais alunos e educação especial para o trabalho, a fim de evitar qualquer discriminação.
 
E)  serviço de apoio especializado para atendimento de peculiaridades e acesso prioritário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis.
 
       
Questão de concurso 4833
5 . Qual das alternativas abaixo NÃO é determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96):

A)  O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
B)  A educação física, integrada a proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatória da educação básica.
 
C)  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
 
D)  o ensino religioso, de matricula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
 
E)  O sistema de ensino da União é obrigado a ofertar educação escolar aos povos indígenas apenas em Língua Portuguesa. A língua materna de cada tribo poderá ser componente curricular, desde que obedeça a regulamentação curricular da FUNAI.
 
       
Questão de concurso 4844
6 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo a LDBEN, das características abaixo, apenas uma é dispensável para que uma IES se credencie como Universidade:

A)  produção científica e cultural institucionalizada.
 
B)  um terço do corpo docente em regime de tempo integral.
 
C)  um terço dos seus docentes, pelo menos, com título de doutor.
 
D)  gestão democrática da sua vida administrativa e acadêmica, no caso das universidades públicas.
 
E)  atividades institucionalizadas de extensão.
 
       
Questão de concurso 4855
7 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) O PNE apresenta, entre suas diretrizes e metas, para expansão da oferta da educação superior, algumas das alternativas a seguir, exceto:

A)  Diversificar o sistema de ensino superior, favorecendo e valorizando estabelecimentos nãouniversitários que ofereçam ensino de qualidade e atendam a demandas específicas de formação tecnológica, profissional liberal, em novas profissões, para exercício do magistério ou de formação geral.
 
B)  Diversificar a oferta de ensino, incentivando a criação de cursos noturnos com propostas inovadoras, de cursos sequenciais e de cursos modulares, com a certificação, permitindo maior flexibilidade na formação e ampliação da oferta de ensino.
 
C)  Diversificar o sistema de ensino superior, desregulamentando as profissões que exigem diploma de ensino superior para extinguir esta exigência e, assim, estimular a oferta de cursos de duração menor, que apenas certifiquem e não diplomem, e instituir a formação continuada, com vários cursos e vários certificados.
 
D)  Estabelecer um amplo sistema interativo de educação a distância, utilizando-o, inclusive, para ampliar as possibilidades de atendimento nos cursos presenciais, regulares ou de educação continuada.
 
E)  Estabelecer uma política de expansão que diminua as desigualdades de oferta existentes entre as diferentes regiões do país.
 
       
Questão de concurso 5160
8 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) O processo de discriminação e inferiorização da mulher é antigo, entretanto, adquire novas faces a partir das mudanças históricas que estamos vivenciando. Em relação a uma postura mais igualitária de educação é correto afirmar que:

A)  Uma educação igualitária é uma discussão isolada e reflexiva por parte dos pedagogos para cada tipo de discriminação.
 
B)  Uma educação não-sexista há que reconhecer as pessoas na sua diversidade, não separando tarefas e funções de cuidar da formação plena do ser humano.
 
C)  Convém restringir o feminismo às questões que dizem exclusivamente a mulher e suas lutas.
 
D)  Uma educação não-sexista há que reconhecer as pessoas na sua diversidade, separando com critérios tarefas e funções de cuidar da formação plena do ser humano.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5171
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - DCN apresentam orientações para uma pedagogia da qualidade. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as afirmativas aos princípios correspondentes.

1. Identidade, diversidade, autonomia
2. Currículo voltado para as competências básicas
3. Interdisciplinaridade
4. Contextualização
5. Flexibilidade

(   ) Recurso para tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com experiências da vida cotidiana ou com conhecimentos adquiridos de forma espontânea.
(   ) As escolas deverão criar e desenvolver, com a participação dos professores e da comunidade, políticas de ensino focalizadas na educação do jovem, integradas às características da sua região.
(   ) (re)significar os conteúdos curriculares como meios para constituição de competências e valores e não como objetivos de ensino em si mesmos.
(   ) formas integradoras de tratamentos de estudos de diferentes campos, orientados para o desenvolvimento das competências objetivadas pelo curso.

A sequência correta é


A)  4, 3, 2, 1
 
B)  4, 1, 2, 3
 
C)  2, 5, 1, 3
 
D)  3, 2, 4, 5
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5182
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Uma Escola Pública X, localizada em um bairro próximo à região central de uma grande cidade, vem enfrentando alguns problemas tais como: "cola", furtos, discriminações sexuais e étnicas entre alunos e professores e outras formas de violência. Visando a restringir, de forma duradoura e efetiva, tais problemas, faz-se necessário

A)  o treinamento dos profissionais do setor de disciplina escolar para que possam coibir os comportamentos que não se enquadrem nos padrões.
 
B)  a imposição, por parte da direção da escola, de rígidas normas disciplinares visando a acabar com os comportamentos inadequados.
 
C)  o estabelecimento de normas de conduta para nortear os comportamentos, a partir de um movimento que envolva toda a comunidade escolar.
 
D)  a transposição de padrões comportamentais definidos por outros segmentos sociais competentes.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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