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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 4830
1 . A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 20/12/1996, estabeleceu como componentes da educação básica:

A)  a educação infantil e os dois primeiros ciclos do ensino fundamental.
 
B)  os quatro ciclos do ensino fundamental e o ensino médio.
 
C)  a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
 
D)  o ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior.
 
E)  a educação infantil e os dois primeiros segmentos do ensino fundamental.
 
       
Questão de concurso 4838
2 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo a LDBEN, é mais correto afirmar que integram o Sistema Federal de Ensino:

A)  todas as Instituições de Educação Superior do país.
 
B)  as IES criadas e mantidas pela União e criadas e mantidas pela iniciativa privada.
 
C)  as IES criadas e mantidas pela iniciativa privada.
 
D)  as IES criadas e mantidas pela União.
 
E)  as IES criadas e mantidas pela União e as filantrópicas e comunitárias.
 
       
Questão de concurso 4846
3 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo as normas legais e infra-legais em vigor, somente é verdadeiro afirmar-se sobre a Educação Superior Brasileira que:

A)  todas as IES integram o Sistema Federal de Ensino.
 
B)  as Universidades integram o Sistema Federal, enquanto as Faculdades integram o Sistema Estadual.
 
C)  as IES encontram-se vinculadas ao Sistema Federal, Estadual ou Municipal, segundo sua natureza específica.
 
D)  as IES encontram-se vinculadas ao Sistema Federal ou Estadual, segundo sua natureza específica.
 
E)  somente as IES criadas e mantidas pela União integram o Sistema Federal de Ensino.
 
       
Questão de concurso 4854
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) O Plano Nacional de Educação (lei 10.172/01), ao estabelecer as metas para a Educação Superior, destacou com relação à expansão de vagas:

A)  ampliar a oferta de educação superior a pelo menos 50% da faixa etária de 18 a 24 anos.
 
B)  ampliar a oferta de vagas de educação superior na rede privada, para atingir pelo menos 50% dos egressos do ensino médio na década.
 
C)  equiparar o Brasil à Argentina, durante a década, pois esse país atende 40% da faixa etária de 18 a 24 anos com acesso irrestrito ao ensino superior.
 
D)  ampliar a oferta de educação superior a pelo menos 30% da população de 18 a 24 anos e ampliar o setor público para que responda por, no mínimo, 40% do total de vagas.
 
E)  ampliar a oferta pública de vagas no ensino superior através das redes municipais, que atendem a apenas cerca de 6% da oferta.
 
       
Questão de concurso 4862
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) As ações afirmativas são medidas especiais e temporárias, tomadas pelo Estado com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo igualdade de tratamento, bem como compensação das perdas causadas pela marginalização. Sobre esse tema é correto afirmar que:

1. PROUNI, PEC-G, PROLICEN fazem parte dos programas de Ações Afirmativas.
2. INCLUIR é um programa pensado para o trabalho com o envelhecimento da população.
3. PROUNI é um projeto construído para atender a estudantes de outros países com os quais o Brasil tem convênio.
4. PEC-G é um programa que envolve estudantes de outros países e é coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Responda:


A)  Estão corretas as afirmativas 1 e 2.
 
B)  Estão corretas as afirmativas 3 e 4
 
C)  Estão corretas as afirmativas 1 e 4.
 
D)  Estão corretas as afirmativas 2 e 3.
 
E)  Está correta somente a afirmativa 4.
 
       
Questão de concurso 5153
6 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver essetempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. Aeducação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que:

A)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade pragmática.
 
B)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade planetária.
 
C)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade escolástica.
 
D)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade linear.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5161
7 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) Com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia em geral, a educação continuada torna-se imperiosa. A implantação da tecnologia educacional com ênfase na educação a distância pode ser mais um instrumento de abertura para outras perspectivas profissionais. Em relação às tecnologias educacionais é correto afirmar:

A)  O homem sempre dependeu de alguma forma de tecnologia, mesmo primitivamente as pedrinhas ajudavam o pastor a contar suas ovelhas.
 
B)  O investimento inicial em tecnologias educacionais é mínimo, levando-se em conta que há toda uma série de exigências preliminares para que um programa seja produzido e atinja seus objetivos.
 
C)  No Brasil não existe a resistência ao ensino a distância mais sua aceitação chega com meio século de atraso.
 
D)  O homem nem sempre dependeu de alguma forma de tecnologia, mesmo primitivamente, sem nenhum recurso tecnológico, as pedrinhas ajudavam o pastor a contar suas ovelhas.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5169
8 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) São princípios que nortearam a reformulação curricular do Ensino Médio, expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB:

I. A formação do aluno, tendo como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.
II. A preponderância da formação geral em detrimento da formação específica.
III. A consolidação dos conhecimentos, tendo como objetivo central a formação propedêutica.
IV. A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos e dos processos produtivos, através do ensino da Organização Científica do Trabalho.

Estão corretas:


A)  I, II, III e IV
 
B)  II, III e IV
 
C)  II e IV
 
D)  I e II
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5177
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Existe uma multiplicidade de análises, segundo o ponto de vista dos sujeitos envolvidos: Estado, empresários e trabalhadores, conforme sua ideologia em torno da visão de trabalho, do emprego e da formação profissional. Classifique os seguintes pontos de vista, relacionando-os aos sujeitos a que se referem. Para isso, utilize as siglas:

ES - para Estado
EM - para empresários
TR - para trabalhadores.

_______ A formação profissional tem endereço claro: aumentar a produtividade, a qualidade e a competitividade dos produtos, gerar riqueza.
_______ O conhecimento e a informação são importantes para aumentar a capacidade de negociação sobre as condições de trabalho.
_______ A escola é um filtro eficaz que seleciona os grupos de alunos ante os seus futuros papéis na estrutura produtiva.
_______ A educação favorece o processo de legitimidade e de estabilidade social, ideológica de uma certa estrutura de sociedade.

A sequência correta é


A)  EM-TR-EM-ES
 
B)  TR-EM-ES-EM
 
C)  ES-TR-TR-EM
 
D)  TR-ES-EM-TR
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5185
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) São princípios a serem observados para a elaboração de um instrumento de avaliação, EXCETO:

A)  Perguntas dúbias permitem várias interpretações, além de deixar o aluno na dúvida quanto ao que se quer realmente perguntar. Um resultado da ambiguidade é a diminuição da validade do exame.
 
B)  Conceitos básicos, fins a alcançar, relações de causa e efeito, generalizações e princípios são elementos fundamentais a serem medidos.
 
C)  Enunciados concisos consistem em apresentar o problema em frases curtas e afirmativas, se possível em ordem direta.
 
D)  Perguntas capciosas tratam-se de estratégias para verificar a atenção do aluno.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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