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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 268
1 . (Secretaria de Educação e Inovação - SC - 2005) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20/dez/96 estabelece no art. 32 que o Ensino Fundamental com a duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I - o desempenho da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV - o fortalecimento dos vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
V - o desenvolvimento de ações práticas que fortalecem sentimentos exclusivos em relação às diferenças étnicas e sociais.

Assinale a alternativa CORRETA.


A)  Todos os itens elencados estão corretos.
 
B)  Somente os itens I e II estão corretos.
 
C)  Somente os itens II, III e V estão corretos.
 
D)  Os itens I, II, III e IV estão corretos.
 
E)  Somente o item V está correto.
 
       
Questão de concurso 273
2 . (Prefeitura Municipal de Serra - ES - 2004) Conforme o artigo 21 da LDBEN (9394/96), a educação escolar compõe-se de:

A)  educação infantil e fundamental;
 
B)  educação religiosa e média;
 
C)  educação básica e superior;
 
D)  educação formal e não formal;
 
E)  educação alternativa e oficial.
 
       
Questão de concurso 278
3 . (Assistente Social - Fundação da Criança e do Adolescente / AP - 2004) A LDB - Lei 9.394/96 criou os cursos sequenciais por campo do saber, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino. Suas características são:
I. Cursos de nível superior, mas não de graduação ou pós-graduação.
II. Menor duração para integralização do que os de graduação.
III. Organização definida por campo do saber, com concepção e implementação flexível e aberta.
IV. Cursos que dão direito, ao seu término, a um diploma.
V. Cursos que atendem às demandas sociais e podem ser frequentados por portadores de certificados de conclusão de nível médio.

A assertiva incorreta é.


A)  I.
 
B)  II.
 
C)  III.
 
D)  IV.
 
E)  V.
 
       
Questão de concurso 4830
4 . A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 20/12/1996, estabeleceu como componentes da educação básica:

A)  a educação infantil e os dois primeiros ciclos do ensino fundamental.
 
B)  os quatro ciclos do ensino fundamental e o ensino médio.
 
C)  a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
 
D)  o ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior.
 
E)  a educação infantil e os dois primeiros segmentos do ensino fundamental.
 
       
Questão de concurso 5163
5 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) Na Pedagogia, a unidade entre teoria e prática é fundamental. Tal compreensão apresenta um caráter teórico-metodológico, podendo nortear o desenvolvimento de práticas investigativas, dialéticas, realizadas na escola ou em outros espaços não formais. Assim é possível adotar a metodologia da pesquisa-ação como organização da prática do pedagogo. Em relação a esta metodologia é correto afirmar que:

A)  Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da prática.
 
B)  Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da teoria.
 
C)  A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual os pesquisadores participam, problematizando a prática, observando, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.
 
D)  A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual todos os sujeitos implicados participam, problematizando a prática, intervindo, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5168
6 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Segundo a Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, a Educação Escolar é composta pela Educação Básica (formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e pela Educação Superior. Com relação à Educação Profissional, pode-se afirmar que

A)  está inserida na Educação Básica, visto que ela pode ser realizada concomitantemente ao Ensino Médio.
 
B)  compõe o Ensino Médio, já que pode ser realizada de forma integrada a ele.
 
C)  é uma modalidade de Educação complementar às outras, podendo ser articulada ou integrada ao EnsinoMédio.
 
D)  faz parte da Educação Superior, considerando a oferta de cursos de Tecnologia.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5173
7 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Numa escola de ensino médio e profissional, a área pedagógica pretende realizar eventos com o objetivo de refletir sobre o paradigma curricular vigente, buscando promover mudanças para um currículo integrado, contextualizado e interdisciplinar. Para que as atividades desenvolvidas sejam realizadas sob o enfoque crítico, as ações, mais pertinentes, a serem realizadas, são

A)  palestra sobre auto-estima e relato de experiência de professores com alunos que obtiveram resultados insatisfatórios em testes e provas.
 
B)  leitura de texto de periódicos especializados sobre técnicas de ensino e análise comparativa dos planos dos professores.
 
C)  promoção de reflexões sobre cultura escolar e estruturação curricular e mudanças e ajustes dos planos de ensino.
 
D)  discussão nos conselhos de classe e elaboração de intervenções para alunos com dificuldades de aprendizagem.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5178
8 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando os recursos didáticos à sua descrição.

1. Estratégia
2. Método
3. Técnica
4. Procedimentos

(   ) Linhas de ação, princípios e pressupostos a serem observados. específicos.
(   ) Direção das atividades desenvolvidas pelo professor e pelo aluno.
(   ) Meios disponíveis pelo professor para atingir os objetivos.
(   ) Operacionalização do método.

A sequência correta é


A)  1-2-3-4
 
B)  4-3-2-1
 
C)  3-2-1-4
 
D)  2-4-1-3
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5183
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) São posições críticas a respeito da relação educação e trabalho, EXCETO:

A)  A crescente valorização da oferta de educação básica voltada para os jovens, considerando-os elemento essencial para o desenvolvimento sustentável, reflete o reforço do vínculo entre educação e produção.
 
B)  A aquisição do diploma, via escola, expressa uma competência de direito que poderá corresponder ou não a uma competência demandada pela lógica do mercado de trabalho.
 
C)  O vínculo entre educação e produção é reforçado pela mobilidade social, tornando a escola o "passaporte" para elevar a qualidade de vida do indivíduo.
 
D)  A educação destinada à preparação para o trabalho consiste em promover a adaptação do indivíduo em conformidade à demanda e necessidade da lógica do mercado.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5188
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Segundo Paulo Freire, o conceito de Educação de Adultos vai se movendo na direção do de Educação Popular na medida em que a realidade começa a fazer algumas exigências à sensibilidade e à competência científica dos educadores e das educadoras. São algumas dessas exigências, EXCETO:

A)  Compreensão crítica dos educadores do que vem ocorrendo na cotidiano do meio popular.
 
B)  Indicação dos procedimentos didáticos e dos conteúdos, visando a promover a emancipação dos grupos populares.
 
C)  Reconhecimento da prática educativa como prática política, recusando-se a deixar-se aprisionar na burocracia dos processos escolarizantes.
 
D)  Tentativa de se conseguir o esforço necessário da superação da "educação bancária", tendo no educando um sujeito cognoscente.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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