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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 277
1 . (Educador Social - Fundação da Criança e do Adolescente / AP - 2004) A Educação Básica inclui a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Em relação à educação infantil é correto afirmar:

I. Ocorre nos sistemas municipais de ensino com a finalidade do desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, sendo em creche até os três e pré-escolas até os seis anos.
II. É ensino oficial, gratuito e obrigatório.
III. Submete a criança a verificação de rendimento com obrigações controladas.
IV. Não tem por objetivo a ambientação da criança no meio escolar.
V. Acompanha-se e registra-se o desenvolvimento da criança como procedimento orientador de atitudes para com ela.

As assertivas corretas são:


A)  I, III, IV apenas.
 
B)  I, II, V apenas.
 
C)  II, III, IV apenas.
 
D)  I, IV, V apenas.
 
E)  III, IV, V apenas.
 
       
Questão de concurso 290
2 . (Magistério do Ensino Médio / MA - FCC - 2005) Segundo a LDB, o Ensino Médio terá como finalidade a
I. consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimentos de estudos.
II. preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
III. compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.

Está correto o afirmado em


A)  I e III, somente.
 
B)  II, somente.
 
C)  III, somente.
 
D)  I e II, somente.
 
E)  I, II e III.
 
       
Questão de concurso 4829
3 . Sobre as principais características da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9394/96), assinale a afirmativa FALSA.

A)  A LDB afirma ser a educação um direito que deve ser assegurado como dever do Estado.
 
B)  A gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais está determinada na LDB.
 
C)  O acesso ao ensino fundamental gratuito está assegurado apenas dos seis aos quatorze anos.
 
D)  Dentre outros princípios, o ensino deverá ser ministrado com base na gestão democrática.
 
E)  Conteúdos mínimos devem ser fixados para se garantir uma formação básica comum.
 
       
Questão de concurso 4842
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo o Decreto No. 5.773, de 9 de maio de 2006, as competências para as funções de regulação, supervisão e avaliação de todas as IES do Sistema Federal de Ensino serão exercidas pelas seguintes instâncias públicas, exceto:

A)  Ministério da Educação.
 
B)  Conselho Nacional de Educação.
 
C)  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
 
D)  Os Conselhos profissionais de todas as profissões regulamentadas.
 
E)  Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.
 
       
Questão de concurso 4845
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo preceito constitucional, presente na LDBEN, as universidades gozam da prerrogativa da autonomia, sendo-lhes asseguradas, dentre outras, as seguintes atribuições, com exceção de apenas uma:

A)  criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos, sem que para tanto necessite de aval das autoridades do seu sistema.
 
B)  estabelecer-se fora de sua sede, sem que para isso necessite da autorização prévia das autoridades do seu sistema.
 
C)  fixar as suas normas de auto-regulação, bem como currículos dos seus cursos e programas.
 
D)  estabelecer planos, programas e projeto de pesquisa científica e de extensão, se assim entender a IES.
 
E)  fixar o número de vagas de seus cursos, de acordo com a capacidade institucional e as exigências de seu meio.
 
       
Questão de concurso 4855
6 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) O PNE apresenta, entre suas diretrizes e metas, para expansão da oferta da educação superior, algumas das alternativas a seguir, exceto:

A)  Diversificar o sistema de ensino superior, favorecendo e valorizando estabelecimentos nãouniversitários que ofereçam ensino de qualidade e atendam a demandas específicas de formação tecnológica, profissional liberal, em novas profissões, para exercício do magistério ou de formação geral.
 
B)  Diversificar a oferta de ensino, incentivando a criação de cursos noturnos com propostas inovadoras, de cursos sequenciais e de cursos modulares, com a certificação, permitindo maior flexibilidade na formação e ampliação da oferta de ensino.
 
C)  Diversificar o sistema de ensino superior, desregulamentando as profissões que exigem diploma de ensino superior para extinguir esta exigência e, assim, estimular a oferta de cursos de duração menor, que apenas certifiquem e não diplomem, e instituir a formação continuada, com vários cursos e vários certificados.
 
D)  Estabelecer um amplo sistema interativo de educação a distância, utilizando-o, inclusive, para ampliar as possibilidades de atendimento nos cursos presenciais, regulares ou de educação continuada.
 
E)  Estabelecer uma política de expansão que diminua as desigualdades de oferta existentes entre as diferentes regiões do país.
 
       
Questão de concurso 4858
7 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) O processo de planejamento da Educação Superior, a partir de 1995, orienta-se por princípios gerais, segundo o Ministério da Educação, a saber:

A)  expansão, diversificação do sistema, avaliação, supervisão, qualificação e modernização.
 
B)  privatização, modernização, desregulamentação, flexibilidade e globalização.
 
C)  modernização, criação de centros de excelência e autonomia das instituições.
 
D)  avaliação de processos e não de resultados, diversificação do sistema, controle central por parte do MEC e modernização.
 
E)  modernização, controle por meio da avaliação, globalização e criação de centros de excelência.
 
       
Questão de concurso 5157
8 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, abrange todos os níveis de ensino, da educação infantil à pós-graduação, do ensino público e privado à educação especial. Tradicionalmente é correto afirmar que a Lei n.º 9394/96 também é chamada de:

A)  Constituição da Pedagogia Brasileira.
 
B)  Constituição da Didática Nacional.
 
C)  Lei Octávio Elisio.
 
D)  Lei Darcy Ribeiro.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5170
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Analise os seguintes critérios a serem observados na verificação do rendimento escolar para o ensino fundamental e médio, segundo a LDB:

I. avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
II. possibilidade de aproveitamento de estudos, concluídos com êxito, e de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar
III. obrigatoriedade dos estudos de recuperação ao final do período letivo, para casos de baixo rendimento escolar

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)


A)  I.
 
B)  II.
 
C)  I e II.
 
D)  II e III.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5183
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) São posições críticas a respeito da relação educação e trabalho, EXCETO:

A)  A crescente valorização da oferta de educação básica voltada para os jovens, considerando-os elemento essencial para o desenvolvimento sustentável, reflete o reforço do vínculo entre educação e produção.
 
B)  A aquisição do diploma, via escola, expressa uma competência de direito que poderá corresponder ou não a uma competência demandada pela lógica do mercado de trabalho.
 
C)  O vínculo entre educação e produção é reforçado pela mobilidade social, tornando a escola o "passaporte" para elevar a qualidade de vida do indivíduo.
 
D)  A educação destinada à preparação para o trabalho consiste em promover a adaptação do indivíduo em conformidade à demanda e necessidade da lógica do mercado.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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