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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 270
1 . (Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis - SC - 2005) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no seu art. 2o, a Educação no Brasil tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da _________________ e sua qualificação para o ______________.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.


A)  profissão, futuro.
 
B)  cidadania, trabalho.
 
C)  cidadania, lazer.
 
D)  profissão, trabalho.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 283
2 . (Magistério do Ensino Médio / MA - FCC - 2005) Estão expressos na LDB:
I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II. participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Estes princípios referem-se às


A)  incumbências dos docentes e dos pais em relação à ação educativa.
 
B)  obrigações dos profissionais e dos pais na organização da escola.
 
C)  normas da gestão democrática do ensino público na educação básica.
 
D)  condições de realização do trabalho coletivo que a escola precisa efetivar.
 
E)  atribuições de ações que educadores e pais precisam realizar junto à direção escolar.
 
       
Questão de concurso 4835
3 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) O CNE tem sua estrutura organizacional fixa definida por norma regimental que se encontra assim constituída:

A)  Órgãos de assessoramento, com duas Comissões, duas Câmaras e um Colegiado Geral.
 
B)  Órgãos Colegiados, com duas Câmaras e um Conselho Pleno e uma Secretaria Executiva.
 
C)  Duas Câmaras, um Conselho Pleno para todas as deliberações e uma Secretaria Executiva.
 
D)  Três Câmaras, duas Comissões e uma Presidência que delibera, em última instância, sobre as matérias em tramitação.
 
E)  Quatro Câmaras deliberativas, uma Presidência e uma Secretaria Executiva.
 
       
Questão de concurso 4836
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo o Decreto No. 5.773, de 9 de maio de 2006, são atribuições exclusivas do CNE:

1. Deliberar sobre o credenciamento de IES para ofertar curso presencial.
2. Deliberar sobre credenciamento de IES para ofertar Educação a Distância.
3. Construir os instrumentos de avaliação para autorização de cursos superiores a distância.
4. Julgar os recursos sobre a negativa de credenciamento de IES.
5. Deliberar sobre o reconhecimento de cursos superiores presenciais.

Encontram-se corretas as alternativas:


A)  1, 2 e 3.
 
B)  1, 3 e 4.
 
C)  2, 3 e 4.
 
D)  3, 4 e 5.
 
E)  1, 2 e 4.
 
       
Questão de concurso 4848
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) No que diz respeito à carga horária dos cursos de Licenciatura, exceto na Pedagogia, é correto afirmar:

A)  Integralização de, no mínimo, 2.800 horas, com 800 horas de estágios e 2.000 horas de conhecimentos teóricos.
 
B)  Integralização de, no mínimo, 2.800 horas, com 400 horas de prática como componente curricular, 400 horas de estágios, 1.800 horas de conteúdos de natureza científico-cultural, e 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais.
 
C)  Integralização de, no mínimo, 3.200 horas, com 800 horas de estágios, 2.000 horas de conteúdos científico-culturais e 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais.
 
D)  Integralização de, no mínimo, 2.800 horas, com 1.800 horas de conhecimentos teóricos, 800 horas de estágios e 200 horas de atividades flexíveis.
 
E)  Integralização de 3.200 horas, com 400 horas de prática como componente curricular, 400 horas de estágios, 2.000 horas de conteúdos de natureza científico-cultural e 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais.
 
       
Questão de concurso 4861
6 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Um item fundamental em um processo de Avaliação Institucional das IES é o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI –, que deve estar intimamente articulado com os resultados da avaliação. Da composição do PDI, fazem parte:

A)  Diretrizes Gerais de Gestão universitária, ensino, pesquisa, extensão e prática profissional.
 
B)  objetivos, metas e ações de todos os setores da Instituição.
 
C)  descrição detalhada e análise crítica em todo o processo de avaliação interna e externa.
 
D)  atividades detalhadas de apoio didático ao corpo docente.
 
E)  objetivos, metas, ações, cronograma e orçamento com as respectivas fontes de recurso de todo o período coberto pelo Plano.
 
       
Questão de concurso 5153
7 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver essetempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. Aeducação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que:

A)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade pragmática.
 
B)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade planetária.
 
C)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade escolástica.
 
D)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade linear.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5154
8 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) A gestão democrática em educação é de fundamental importância para uma sociedade mais equânime e inclusiva. É, portanto, atitude e método. Existem algumas limitações e obstáculos a instauração de um processo democrático como parte de uma gestão mais eficiente. Dentre eles é correto afirmar que:

A)  Em gestão educacional temos muita experiência democrática, estão faltando líderes mais autoritários.
 
B)  Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que não delega aos técnicos e aos educadores a capacidade de governar e definir rumos para a educação nos pais.
 
C)  Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que atribui aos técnicos e apenas a eles a capacidade de governar, sendo o povo incapaz de exercer governo e apresentar propostas para a área educativa.
 
D)  Em gestão educacional a própria estrutura de nosso sistema educativo é extremamente horizontal.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5166
9 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) Se analisarmos com cuidado as reformas educacionais ocorridas no Brasil é correto afirmar que:

A)  Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os estudiosos em educação de outras partes do mundo.
 
B)  Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os políticos e gestores educacionais de algumas partes do país.
 
C)  Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, adequados à nossa realidade.
 
D)  Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, inadequados à nossa realidade.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5179
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) De acordo com a Legislação pertinente ao Ensino Profissional, os cursos de nível técnico deverão constar de uma base nacional de dados, disponível para consulta, via Internet, a ser organizada e mantida pelo Ministério da Educação. Portanto, as instituições de ensino devem elaborar projetos de curso, observando-se um padrão estabelecido.

A contribuição da área pedagógica, numa perspectiva sócio-crítica, na elaboração desses projetos, diz respeito a


A)  elaborar orientações básicas para a formatação do projeto, a fim de serem distribuídas aos professores elaboradores.
 
B)  estabelecer padrões mínimos de carga horária, distribuição de disciplinas e conteúdos.
 
C)  proporcionar reflexões sobre as expectativas curriculares, do planejamento e das dimensões ocultas do processo educativo.
 
D)  determinar a estrutura do projeto, estabelecendo controle nas decisões a respeito dos conteúdos e nos fins que se deseja alcançar.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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