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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 4837
1 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo os princípios normativos em vigor para o Sistema Federal de Ensino, as instituições de educação superior deverão ser credenciadas como:

A)  Faculdades, Centros Universitários e Universidades.
 
B)  Faculdades, Centros e Universidades.
 
C)  Institutos, Faculdades, Faculdades Integradas e Universidades.
 
D)  Faculdades, Faculdades Integradas e Universidades.
 
E)  Faculdades Integradas, Centros Universitários e Universidades.
 
       
Questão de concurso 4838
2 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo a LDBEN, é mais correto afirmar que integram o Sistema Federal de Ensino:

A)  todas as Instituições de Educação Superior do país.
 
B)  as IES criadas e mantidas pela União e criadas e mantidas pela iniciativa privada.
 
C)  as IES criadas e mantidas pela iniciativa privada.
 
D)  as IES criadas e mantidas pela União.
 
E)  as IES criadas e mantidas pela União e as filantrópicas e comunitárias.
 
       
Questão de concurso 4839
3 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo as normas que regem a Educação Superior no Brasil, somente não são admitidos os seguintes cursos:

A)  de doutorado acadêmico e profissionalizante.
 
B)  sequenciais por campo de saber.
 
C)  de bacharelado e tecnológicos.
 
D)  de bacharelado e de licenciatura.
 
E)  de mestrado acadêmico e profissionalizante.
 
       
Questão de concurso 4840
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo o organograma do MEC, a UFAL situase, formalmente, frente ao Ministério, numa relação:

A)  subordinada.
 
B)  vinculada.
 
C)  submissa.
 
D)  supervisionada e vinculada.
 
E)  independente.
 
       
Questão de concurso 4841
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo a LDBEN, somente não é correto afirmar:

A)  que os diplomas expedidos por universidades estrangeiras precisam ser revalidados em universidades públicas brasileiras.
 
B)  que alunos com extraordinário aproveitamento nos estudos poderão ter abreviada a duração de seus cursos.
 
C)  que os diplomas expedidos por universidades serão por elas próprias registrados.
 
D)  que os diplomas conferidos por instituições não universitárias deverão ser registrados em universidades.
 
E)  que as IES não aprovadas em avaliação feita pelo MEC serão sumariamente fechadas.
 
       
Questão de concurso 5161
6 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) Com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia em geral, a educação continuada torna-se imperiosa. A implantação da tecnologia educacional com ênfase na educação a distância pode ser mais um instrumento de abertura para outras perspectivas profissionais. Em relação às tecnologias educacionais é correto afirmar:

A)  O homem sempre dependeu de alguma forma de tecnologia, mesmo primitivamente as pedrinhas ajudavam o pastor a contar suas ovelhas.
 
B)  O investimento inicial em tecnologias educacionais é mínimo, levando-se em conta que há toda uma série de exigências preliminares para que um programa seja produzido e atinja seus objetivos.
 
C)  No Brasil não existe a resistência ao ensino a distância mais sua aceitação chega com meio século de atraso.
 
D)  O homem nem sempre dependeu de alguma forma de tecnologia, mesmo primitivamente, sem nenhum recurso tecnológico, as pedrinhas ajudavam o pastor a contar suas ovelhas.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5162
7 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) No Brasil conforme a legislação educacional vigente é correto afirmar que o ensino, será ministrado, com base no seguinte princípio.

A)  Respeito à liberdade e apreço a tolerância.
 
B)  Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas definidas pelos conselhos estaduais de educação.
 
C)  Vinculação parcial entre a educação escolar e as práticas sociais.
 
D)  Garantia de padrão de qualidade em instituições privadas de ensino.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5163
8 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) Na Pedagogia, a unidade entre teoria e prática é fundamental. Tal compreensão apresenta um caráter teórico-metodológico, podendo nortear o desenvolvimento de práticas investigativas, dialéticas, realizadas na escola ou em outros espaços não formais. Assim é possível adotar a metodologia da pesquisa-ação como organização da prática do pedagogo. Em relação a esta metodologia é correto afirmar que:

A)  Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da prática.
 
B)  Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da teoria.
 
C)  A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual os pesquisadores participam, problematizando a prática, observando, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.
 
D)  A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual todos os sujeitos implicados participam, problematizando a prática, intervindo, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5164
9 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) As pedagogias que consideram o sujeito como uma tabula-rasa, cabendo à educação, através da transmissão ou modelagem, prover o depósito de conteúdos nos alunos. É correto afirmar que tais tendências baseiam-se na corrente psicológica denominada:

A)  ambientalista.
 
B)  mecanicista.
 
C)  tradicionalista.
 
D)  tecnicista.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5165
10 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) No dia 20 de dezembro de 1996, o presidente Fernando Henrique Cardoso, sancionou a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, depois de oito anos de discussões no Congresso Nacional. Assim segundo a Nova LDB é correto afirmar que em relação aos níveis escolares a educação brasileira compõe-se de:

A)  educação infantil e ensino superior.
 
B)  educação básica e educação superior.
 
C)  ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
 
D)  educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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