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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 274
1 . (Prefeitura Municipal de Alagoinhas - BA - 2004) A Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional no artigo 3º, que trata do ensino, NÃO apresenta o seguinte princípio:

A)  respeito à liberdade e apreço à tolerância;
 
B)  valorização do profissional da educação escolar;
 
C)  gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
 
D)  indissociabilidade entre Estado e Igreja;
 
E)  garantia de padrão de qualidade.
 
       
Questão de concurso 280
2 . (Assistente Social - Fundação da Criança e do Adolescente / AP - 2004) Sobre a educação profissional integrada às diferentes formas de educação, conduzindo ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva, é incorreto afirmar:

A)  É desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada.
 
B)  Os diplomas de cursos de educação profissional possuem validade nacional.
 
C)  Não é objeto de avaliação para reconhecimento e certificação para o prosseguimento e conclusão dos estudos, o conhecimento adquirido no ambiente de trabalho.
 
D)  O acesso à educação profissional abrange os matriculados ou egressos do ensino fundamental, médio e superior.
 
E)  Será desenvolvida em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.
 
       
Questão de concurso 286
3 . (Magistério do Ensino Médio / MA - FCC - 2005) De acordo com a LDB (art. 4º), aos alunos do ensino noturno é

A)  garantida a oferta de ensino regular, adequado às condições do educando.
 
B)  exigida a reorganização curricular de acordo com turno de trabalho do aluno.
 
C)  garantida a liberação de horário de estudos em época de provas, pelas empresas.
 
D)  permitida a saída antecipada, uma hora antes do da de trabalho superior a seis horas diárias.
 
E)  facultada a exigência da frequência mínima de 75% do total de horas letivas para aprovação.
 
       
Questão de concurso 4840
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo o organograma do MEC, a UFAL situase, formalmente, frente ao Ministério, numa relação:

A)  subordinada.
 
B)  vinculada.
 
C)  submissa.
 
D)  supervisionada e vinculada.
 
E)  independente.
 
       
Questão de concurso 4846
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo as normas legais e infra-legais em vigor, somente é verdadeiro afirmar-se sobre a Educação Superior Brasileira que:

A)  todas as IES integram o Sistema Federal de Ensino.
 
B)  as Universidades integram o Sistema Federal, enquanto as Faculdades integram o Sistema Estadual.
 
C)  as IES encontram-se vinculadas ao Sistema Federal, Estadual ou Municipal, segundo sua natureza específica.
 
D)  as IES encontram-se vinculadas ao Sistema Federal ou Estadual, segundo sua natureza específica.
 
E)  somente as IES criadas e mantidas pela União integram o Sistema Federal de Ensino.
 
       
Questão de concurso 4852
6 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Leia as afirmativas abaixo.

1. Na Educação Superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
2. O calendário acadêmico, na Educação Superior, deve prever um mínimo de 800 (oitocentas) horas de aulas por ano, em todos os cursos.
3. A IES pode criar módulos-aula diferenciados desde que, ao contabilizá-los para efeito da carga horária exigida de cada curso, estes atendam ao mínimo anual de 200 dias letivos.
4. As IES têm autonomia para definir a carga horária de seus Cursos de Bacharelado, já que as Diretrizes Curriculares Nacionais de cada Curso não tratam especificamente dessa questão, devido ao princípio da autonomia e da flexibilidade.
5. Para os Cursos de Licenciatura, com exceção da Pedagogia, são exigidos um mínimo de 2.800 (duas mil e oitocentas) horas, para sua integralização.

Sobre a duração dos Cursos de Ensino Superior, as afirmativas corretas são:


A)  1, 3 e 5.
 
B)  1 e 4.
 
C)  2 e 5.
 
D)  1, 2 e 3.
 
E)  1, 3 e 4.
 
       
Questão de concurso 5159
7 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) Para a pedagogia, as relações das crianças na sociedade, intermediadas pela família, são um fenômeno mutável no tempo. Assim, é correto afirmar que:

A)  Com o advento da industrialização as obrigações das famílias vão ficando cada vez mais amplas e com ênfase na autoridade materna.
 
B)  A família é uma instância importante no processo de socialização e no desenvolvimento da subjetividade autônoma.
 
C)  Com o advento da industrialização as obrigações das famílias vão ficando cada vez mais amplas e com ênfase na autoridade paterna.
 
D)  Como instância mediadora entre o indivíduo e a sociedade, a família deveria promover a manutenção do egocentrismo infantil.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5165
8 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) No dia 20 de dezembro de 1996, o presidente Fernando Henrique Cardoso, sancionou a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, depois de oito anos de discussões no Congresso Nacional. Assim segundo a Nova LDB é correto afirmar que em relação aos níveis escolares a educação brasileira compõe-se de:

A)  educação infantil e ensino superior.
 
B)  educação básica e educação superior.
 
C)  ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
 
D)  educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5171
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - DCN apresentam orientações para uma pedagogia da qualidade. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as afirmativas aos princípios correspondentes.

1. Identidade, diversidade, autonomia
2. Currículo voltado para as competências básicas
3. Interdisciplinaridade
4. Contextualização
5. Flexibilidade

(   ) Recurso para tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com experiências da vida cotidiana ou com conhecimentos adquiridos de forma espontânea.
(   ) As escolas deverão criar e desenvolver, com a participação dos professores e da comunidade, políticas de ensino focalizadas na educação do jovem, integradas às características da sua região.
(   ) (re)significar os conteúdos curriculares como meios para constituição de competências e valores e não como objetivos de ensino em si mesmos.
(   ) formas integradoras de tratamentos de estudos de diferentes campos, orientados para o desenvolvimento das competências objetivadas pelo curso.

A sequência correta é


A)  4, 3, 2, 1
 
B)  4, 1, 2, 3
 
C)  2, 5, 1, 3
 
D)  3, 2, 4, 5
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5177
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Existe uma multiplicidade de análises, segundo o ponto de vista dos sujeitos envolvidos: Estado, empresários e trabalhadores, conforme sua ideologia em torno da visão de trabalho, do emprego e da formação profissional. Classifique os seguintes pontos de vista, relacionando-os aos sujeitos a que se referem. Para isso, utilize as siglas:

ES - para Estado
EM - para empresários
TR - para trabalhadores.

_______ A formação profissional tem endereço claro: aumentar a produtividade, a qualidade e a competitividade dos produtos, gerar riqueza.
_______ O conhecimento e a informação são importantes para aumentar a capacidade de negociação sobre as condições de trabalho.
_______ A escola é um filtro eficaz que seleciona os grupos de alunos ante os seus futuros papéis na estrutura produtiva.
_______ A educação favorece o processo de legitimidade e de estabilidade social, ideológica de uma certa estrutura de sociedade.

A sequência correta é


A)  EM-TR-EM-ES
 
B)  TR-EM-ES-EM
 
C)  ES-TR-TR-EM
 
D)  TR-ES-EM-TR
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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