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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 278
1 . (Assistente Social - Fundação da Criança e do Adolescente / AP - 2004) A LDB - Lei 9.394/96 criou os cursos sequenciais por campo do saber, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino. Suas características são:
I. Cursos de nível superior, mas não de graduação ou pós-graduação.
II. Menor duração para integralização do que os de graduação.
III. Organização definida por campo do saber, com concepção e implementação flexível e aberta.
IV. Cursos que dão direito, ao seu término, a um diploma.
V. Cursos que atendem às demandas sociais e podem ser frequentados por portadores de certificados de conclusão de nível médio.

A assertiva incorreta é.


A)  I.
 
B)  II.
 
C)  III.
 
D)  IV.
 
E)  V.
 
       
Questão de concurso 284
2 . (Magistério do Ensino Médio / MA - FCC - 2005) Quanto à organização dos estudos de que trata o art.23 da LDB, a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

Neste artigo, configura-se o princípio da


A)  isonomia.
 
B)  racionalidade.
 
C)  participação.
 
D)  flexibilidade.
 
E)  conformação.
 
       
Questão de concurso 4832
3 . A mãe de uma criança portadora de necessidades especiais está em busca de uma vaga para seu filho numa escola. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), esta criança deverá ter a garantia de:

A)  oferta preferencialmente na rede regular de ensino e professores capacitados para a integração desses educandos em classes comuns.
 
B)  atendimento exclusivo em classes ou escolas especializadas e métodos específicos para atender às suas necessidades de desenvolvimento.
 
C)  início da escolarização aos seis anos de idade e terminalidade específica para aqueles que puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental.
 
D)  aplicação de um currículo idêntico ao dos demais alunos e educação especial para o trabalho, a fim de evitar qualquer discriminação.
 
E)  serviço de apoio especializado para atendimento de peculiaridades e acesso prioritário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis.
 
       
Questão de concurso 4838
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo a LDBEN, é mais correto afirmar que integram o Sistema Federal de Ensino:

A)  todas as Instituições de Educação Superior do país.
 
B)  as IES criadas e mantidas pela União e criadas e mantidas pela iniciativa privada.
 
C)  as IES criadas e mantidas pela iniciativa privada.
 
D)  as IES criadas e mantidas pela União.
 
E)  as IES criadas e mantidas pela União e as filantrópicas e comunitárias.
 
       
Questão de concurso 4851
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Considere as 4 afirmações abaixo e responda.

1. A autorização prévia para funcionamento de curso de ensino superior é obrigatória para instituições sem autonomia didático-pedagógica e, ainda, para o funcionamento dos cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Direito.
2. Os cursos sequenciais são uma nova modalidade de curso superior e fornecem, sempre, diploma de conclusão.
3. A Educação Superior abrangerá os seguintes cursos e programas: cursos sequenciais por campo do saber, cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão.
4. As Universidades têm autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior, fixar seus currículos, estabelecer planejamento para pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão.


A)  somente as afirmações 2 e 3 são verdadeiras.
 
B)  somente as afirmações 2 e 4 são verdadeiras.
 
C)  somente as afirmações 1, 2 e 3 são verdadeiras.
 
D)  todas as afirmações são verdadeiras.
 
E)  somente as afirmações 1, 3 e 4 são verdadeiras.
 
       
Questão de concurso 4857
6 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) A Avaliação da Educação Superior tem sido efetuada de forma a atuar em diversos âmbitos, sejam eles nacional, regional, institucional ou de curso. No desempenho dessa política, consideram-se os seguintes aspectos:

A)  organização didático-pedagógica, corpo docente, adequação das instalações físicas e o serviço de biblioteca.
 
B)  auto-avaliação, produção científica e condições de trabalho.
 
C)  estrutura curricular, condições de trabalho e qualificação docente.
 
D)  Plano de Desenvolvimento Institucional, produção científica, tecnológica e cultural.
 
E)  Todas as alternativas acima estão corretas.
 
       
Questão de concurso 5152
7 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) O projeto político pedagógico é um instrumento que deve ser implementado na perspectiva de uma educação para a cidadania. Com esta compreensão é correto afirmar que:

A)  O projeto político pedagógico precisa ser construído inclusive por interferência política partidária. Um processo sempre inconcluso e se possível parcial.
 
B)  O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico não deve confrontar o instituído com o instituinte.
 
C)  O projeto político pedagógico precisa ser construído sem interferência política. Um processo sempre inconcluso e se possível imparcial.
 
D)  O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente,que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico sempre confronta o instituído com o instituinte.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5165
8 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) No dia 20 de dezembro de 1996, o presidente Fernando Henrique Cardoso, sancionou a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, depois de oito anos de discussões no Congresso Nacional. Assim segundo a Nova LDB é correto afirmar que em relação aos níveis escolares a educação brasileira compõe-se de:

A)  educação infantil e ensino superior.
 
B)  educação básica e educação superior.
 
C)  ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
 
D)  educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5171
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - DCN apresentam orientações para uma pedagogia da qualidade. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as afirmativas aos princípios correspondentes.

1. Identidade, diversidade, autonomia
2. Currículo voltado para as competências básicas
3. Interdisciplinaridade
4. Contextualização
5. Flexibilidade

(   ) Recurso para tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com experiências da vida cotidiana ou com conhecimentos adquiridos de forma espontânea.
(   ) As escolas deverão criar e desenvolver, com a participação dos professores e da comunidade, políticas de ensino focalizadas na educação do jovem, integradas às características da sua região.
(   ) (re)significar os conteúdos curriculares como meios para constituição de competências e valores e não como objetivos de ensino em si mesmos.
(   ) formas integradoras de tratamentos de estudos de diferentes campos, orientados para o desenvolvimento das competências objetivadas pelo curso.

A sequência correta é


A)  4, 3, 2, 1
 
B)  4, 1, 2, 3
 
C)  2, 5, 1, 3
 
D)  3, 2, 4, 5
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5190
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) O Governo Federal, através do Ministério da Educação, vem estabelecendo políticas visando a assegurar a todos os brasileiros de 15 anos ou mais, que não tiveram acesso à escola ou dela foram excluídos precocemente, o ingresso, a permanência e a conclusão da educação básica com qualidade. Visando à ampliação da oferta da educação de jovens e adultos e a melhoria de sua qualidade de ensino, são ações necessárias, EXCETO:

A)  Recuperação e adequação dos espaços escolares públicos.
 
B)  Capacitação docente para atender a essa modalidade.
 
C)  Apoio técnico e financeiro aos sistemas de ensino.
 
D)  Elaboração de currículo nacional único.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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