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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 276
1 . (Educador Social - Fundação da Criança e do Adolescente / AP - 2004) A Lei nº 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, veio dar uma nova orientação para a educação no Brasil, tendo como princípios norteadores:

A)  Harmonização com os preceitos constitucionais referente à educação.
 
B)  Prioridade para o ensino fundamental.
 
C)  Valorização dos profissionais da educação.
 
D)  Adoção de uma concepção global de educação, definida como um conjunto de processos de formação da pessoa.
 
E)  Centralização político-administrativa.
 
       
Questão de concurso 286
2 . (Magistério do Ensino Médio / MA - FCC - 2005) De acordo com a LDB (art. 4º), aos alunos do ensino noturno é

A)  garantida a oferta de ensino regular, adequado às condições do educando.
 
B)  exigida a reorganização curricular de acordo com turno de trabalho do aluno.
 
C)  garantida a liberação de horário de estudos em época de provas, pelas empresas.
 
D)  permitida a saída antecipada, uma hora antes do da de trabalho superior a seis horas diárias.
 
E)  facultada a exigência da frequência mínima de 75% do total de horas letivas para aprovação.
 
       
Questão de concurso 4831
3 . Segundo a interpretação do 12º artigo da LDB, que define a incumbência do estabelecimento de ensino, é correto afirmar que:

A)  é dever do estabelecimento de ensino elaborar e executar sua proposta pedagógica.
 
B)  elaborar estratégias para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
 
C)  dar orientação sócio-psicológica as famílias sobre a educação de seus filhos.
 
D)  administrar financeiramente seus recursos de maneira a viabilizar a contratação de especialistas para a elaboração da proposta pedagógica.
 
E)  definir e aplicar a gestão democrática nas redes públicas e particulares.
 
       
Questão de concurso 4841
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo a LDBEN, somente não é correto afirmar:

A)  que os diplomas expedidos por universidades estrangeiras precisam ser revalidados em universidades públicas brasileiras.
 
B)  que alunos com extraordinário aproveitamento nos estudos poderão ter abreviada a duração de seus cursos.
 
C)  que os diplomas expedidos por universidades serão por elas próprias registrados.
 
D)  que os diplomas conferidos por instituições não universitárias deverão ser registrados em universidades.
 
E)  que as IES não aprovadas em avaliação feita pelo MEC serão sumariamente fechadas.
 
       
Questão de concurso 4851
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Considere as 4 afirmações abaixo e responda.

1. A autorização prévia para funcionamento de curso de ensino superior é obrigatória para instituições sem autonomia didático-pedagógica e, ainda, para o funcionamento dos cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Direito.
2. Os cursos sequenciais são uma nova modalidade de curso superior e fornecem, sempre, diploma de conclusão.
3. A Educação Superior abrangerá os seguintes cursos e programas: cursos sequenciais por campo do saber, cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão.
4. As Universidades têm autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior, fixar seus currículos, estabelecer planejamento para pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão.


A)  somente as afirmações 2 e 3 são verdadeiras.
 
B)  somente as afirmações 2 e 4 são verdadeiras.
 
C)  somente as afirmações 1, 2 e 3 são verdadeiras.
 
D)  todas as afirmações são verdadeiras.
 
E)  somente as afirmações 1, 3 e 4 são verdadeiras.
 
       
Questão de concurso 4861
6 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Um item fundamental em um processo de Avaliação Institucional das IES é o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI –, que deve estar intimamente articulado com os resultados da avaliação. Da composição do PDI, fazem parte:

A)  Diretrizes Gerais de Gestão universitária, ensino, pesquisa, extensão e prática profissional.
 
B)  objetivos, metas e ações de todos os setores da Instituição.
 
C)  descrição detalhada e análise crítica em todo o processo de avaliação interna e externa.
 
D)  atividades detalhadas de apoio didático ao corpo docente.
 
E)  objetivos, metas, ações, cronograma e orçamento com as respectivas fontes de recurso de todo o período coberto pelo Plano.
 
       
Questão de concurso 5154
7 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) A gestão democrática em educação é de fundamental importância para uma sociedade mais equânime e inclusiva. É, portanto, atitude e método. Existem algumas limitações e obstáculos a instauração de um processo democrático como parte de uma gestão mais eficiente. Dentre eles é correto afirmar que:

A)  Em gestão educacional temos muita experiência democrática, estão faltando líderes mais autoritários.
 
B)  Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que não delega aos técnicos e aos educadores a capacidade de governar e definir rumos para a educação nos pais.
 
C)  Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que atribui aos técnicos e apenas a eles a capacidade de governar, sendo o povo incapaz de exercer governo e apresentar propostas para a área educativa.
 
D)  Em gestão educacional a própria estrutura de nosso sistema educativo é extremamente horizontal.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5164
8 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) As pedagogias que consideram o sujeito como uma tabula-rasa, cabendo à educação, através da transmissão ou modelagem, prover o depósito de conteúdos nos alunos. É correto afirmar que tais tendências baseiam-se na corrente psicológica denominada:

A)  ambientalista.
 
B)  mecanicista.
 
C)  tradicionalista.
 
D)  tecnicista.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5174
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, saber operar um microcomputador é condição de empregabilidade. Nessa perspectiva, as instituições de ensino médio e profissional têm buscado a criação de laboratórios de informática e incentivado seus professores e alunos a reconhecerem a informática como ferramenta para novas estratégicas de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento, nas diversas áreas.

Considerando a organização curricular da Base Nacional Comum do Ensino Médio, a qual divide os conteúdos de ensino em grandes áreas, a área em que a informática está inserida é:


A)  Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
 
B)  Ciências de Natureza, Matemática e suas tecnologias.
 
C)  Ciências Humanas de suas tecnologias.
 
D)  Temas transversais, a serem tratados por meio de projetos.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5183
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) São posições críticas a respeito da relação educação e trabalho, EXCETO:

A)  A crescente valorização da oferta de educação básica voltada para os jovens, considerando-os elemento essencial para o desenvolvimento sustentável, reflete o reforço do vínculo entre educação e produção.
 
B)  A aquisição do diploma, via escola, expressa uma competência de direito que poderá corresponder ou não a uma competência demandada pela lógica do mercado de trabalho.
 
C)  O vínculo entre educação e produção é reforçado pela mobilidade social, tornando a escola o "passaporte" para elevar a qualidade de vida do indivíduo.
 
D)  A educação destinada à preparação para o trabalho consiste em promover a adaptação do indivíduo em conformidade à demanda e necessidade da lógica do mercado.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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