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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 269
1 . (Secretaria de Educação e Inovação - SC - 2005) Os Art. 58 e 59, Capítulo V, da Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - definem educação especial como uma modalidade de educação escolar que deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Os sistemas educacionais devem assegurar aos educandos com necessidades especiais:
I - Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades.
II - Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para superdotados.
III - Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
IV - Informação aos pais sobre a impossibilidade de seu filho frequentar a escola regular, por não acompanhar o processo.
V - Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de ensino regular.

Assinale a alternativa CORRETA.


A)  Somente as afirmativas I e II estão corretas.
 
B)  Somente a afirmativa III está correta.
 
C)  Somente a afirmativa IV está correta.
 
D)  Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
 
E)  Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
 
       
Questão de concurso 283
2 . (Magistério do Ensino Médio / MA - FCC - 2005) Estão expressos na LDB:
I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II. participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Estes princípios referem-se às


A)  incumbências dos docentes e dos pais em relação à ação educativa.
 
B)  obrigações dos profissionais e dos pais na organização da escola.
 
C)  normas da gestão democrática do ensino público na educação básica.
 
D)  condições de realização do trabalho coletivo que a escola precisa efetivar.
 
E)  atribuições de ações que educadores e pais precisam realizar junto à direção escolar.
 
       
Questão de concurso 292
3 . (Magistério do Ensino Médio e Fundamental / GO - 2003) Analisando os artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que se refere à organização da educação nacional, é CORRETO afirmar:
I. Cabe ao estado assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.
II. Compete ao estado oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino fundamental.
III. Os municípios poderão optar por se integrarem ao sistema estadual de ensino ou compor, com ele, um sistema único de educação básica.
IV. Cabe ao estado elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação.

Marque a alternativa CORRETA:


A)  Apenas a proposição I é verdadeira.
 
B)  Apenas a proposição II é verdadeira.
 
C)  Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
 
D)  Apenas as proposições I, III e IV são verdadeiras.
 
E)  Apenas as proposições I, II e III são verdadeiras.
 
       
Questão de concurso 4837
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo os princípios normativos em vigor para o Sistema Federal de Ensino, as instituições de educação superior deverão ser credenciadas como:

A)  Faculdades, Centros Universitários e Universidades.
 
B)  Faculdades, Centros e Universidades.
 
C)  Institutos, Faculdades, Faculdades Integradas e Universidades.
 
D)  Faculdades, Faculdades Integradas e Universidades.
 
E)  Faculdades Integradas, Centros Universitários e Universidades.
 
       
Questão de concurso 4846
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Segundo as normas legais e infra-legais em vigor, somente é verdadeiro afirmar-se sobre a Educação Superior Brasileira que:

A)  todas as IES integram o Sistema Federal de Ensino.
 
B)  as Universidades integram o Sistema Federal, enquanto as Faculdades integram o Sistema Estadual.
 
C)  as IES encontram-se vinculadas ao Sistema Federal, Estadual ou Municipal, segundo sua natureza específica.
 
D)  as IES encontram-se vinculadas ao Sistema Federal ou Estadual, segundo sua natureza específica.
 
E)  somente as IES criadas e mantidas pela União integram o Sistema Federal de Ensino.
 
       
Questão de concurso 4855
6 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) O PNE apresenta, entre suas diretrizes e metas, para expansão da oferta da educação superior, algumas das alternativas a seguir, exceto:

A)  Diversificar o sistema de ensino superior, favorecendo e valorizando estabelecimentos nãouniversitários que ofereçam ensino de qualidade e atendam a demandas específicas de formação tecnológica, profissional liberal, em novas profissões, para exercício do magistério ou de formação geral.
 
B)  Diversificar a oferta de ensino, incentivando a criação de cursos noturnos com propostas inovadoras, de cursos sequenciais e de cursos modulares, com a certificação, permitindo maior flexibilidade na formação e ampliação da oferta de ensino.
 
C)  Diversificar o sistema de ensino superior, desregulamentando as profissões que exigem diploma de ensino superior para extinguir esta exigência e, assim, estimular a oferta de cursos de duração menor, que apenas certifiquem e não diplomem, e instituir a formação continuada, com vários cursos e vários certificados.
 
D)  Estabelecer um amplo sistema interativo de educação a distância, utilizando-o, inclusive, para ampliar as possibilidades de atendimento nos cursos presenciais, regulares ou de educação continuada.
 
E)  Estabelecer uma política de expansão que diminua as desigualdades de oferta existentes entre as diferentes regiões do país.
 
       
Questão de concurso 5153
7 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver essetempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. Aeducação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que:

A)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade pragmática.
 
B)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade planetária.
 
C)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade escolástica.
 
D)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade linear.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5162
8 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) No Brasil conforme a legislação educacional vigente é correto afirmar que o ensino, será ministrado, com base no seguinte princípio.

A)  Respeito à liberdade e apreço a tolerância.
 
B)  Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas definidas pelos conselhos estaduais de educação.
 
C)  Vinculação parcial entre a educação escolar e as práticas sociais.
 
D)  Garantia de padrão de qualidade em instituições privadas de ensino.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5176
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Sobre as características do ensino técnico e do ensino tecnológico, NÃO se pode afirmar que o(a)

A)  ensino tecnológico envolve o domínio dos princípios científicos e tecnológicos próprios a um determinado ramo de atividade humana.
 
B)  formação tecnológica está diretamente relacionada aos interesses da produção, conduzindo ao treinamento do trabalhador para o processo produtivo.
 
C)  ensino técnico possui uma conotação de formação para o trabalho, através do domínio do "como" e do "que" fazer no processo produtivo.
 
D)  formação tecnológica relaciona-se aos artefatos culturais e sociais que carregam consigo as relações de poder, intenções e interesses diversos.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5185
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) São princípios a serem observados para a elaboração de um instrumento de avaliação, EXCETO:

A)  Perguntas dúbias permitem várias interpretações, além de deixar o aluno na dúvida quanto ao que se quer realmente perguntar. Um resultado da ambiguidade é a diminuição da validade do exame.
 
B)  Conceitos básicos, fins a alcançar, relações de causa e efeito, generalizações e princípios são elementos fundamentais a serem medidos.
 
C)  Enunciados concisos consistem em apresentar o problema em frases curtas e afirmativas, se possível em ordem direta.
 
D)  Perguntas capciosas tratam-se de estratégias para verificar a atenção do aluno.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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