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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 274
1 . (Prefeitura Municipal de Alagoinhas - BA - 2004) A Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional no artigo 3º, que trata do ensino, NÃO apresenta o seguinte princípio:

A)  respeito à liberdade e apreço à tolerância;
 
B)  valorização do profissional da educação escolar;
 
C)  gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
 
D)  indissociabilidade entre Estado e Igreja;
 
E)  garantia de padrão de qualidade.
 
       
Questão de concurso 290
2 . (Magistério do Ensino Médio / MA - FCC - 2005) Segundo a LDB, o Ensino Médio terá como finalidade a
I. consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimentos de estudos.
II. preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
III. compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.

Está correto o afirmado em


A)  I e III, somente.
 
B)  II, somente.
 
C)  III, somente.
 
D)  I e II, somente.
 
E)  I, II e III.
 
       
Questão de concurso 4843
3 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Faça a correlação entre as colunas.

1. É competência da SESU
2. É dever do CNE
3. É competência da SETEC
4. É competência do Ministro de Estado da Educação 5. Compete à CONAES

(    ) Funcionar como instância final de recurso, na esfera administrativa, nos processos de regulação das IES.
(    ) Promover as diligências necessárias aos processos de credenciamento das IES.
(    ) Instruir e decidir os processos de autorização e reconhecimento dos cursos superiores de tecnologia.
(    ) Estabelecer diretrizes para a elaboração dos instrumentos de avaliação das IES.
(    ) Homologar os atos normativos do CNE.

A sequência correta é:


A)  1, 3, 4, 5 e 2.
 
B)  2, 4, 3, 5 e 1.
 
C)  2, 5, 3, 1 e 4.
 
D)  2, 1, 3, 5 e 4.
 
E)  5, 4, 3, 1 e 2.
 
       
Questão de concurso 4852
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Leia as afirmativas abaixo.

1. Na Educação Superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
2. O calendário acadêmico, na Educação Superior, deve prever um mínimo de 800 (oitocentas) horas de aulas por ano, em todos os cursos.
3. A IES pode criar módulos-aula diferenciados desde que, ao contabilizá-los para efeito da carga horária exigida de cada curso, estes atendam ao mínimo anual de 200 dias letivos.
4. As IES têm autonomia para definir a carga horária de seus Cursos de Bacharelado, já que as Diretrizes Curriculares Nacionais de cada Curso não tratam especificamente dessa questão, devido ao princípio da autonomia e da flexibilidade.
5. Para os Cursos de Licenciatura, com exceção da Pedagogia, são exigidos um mínimo de 2.800 (duas mil e oitocentas) horas, para sua integralização.

Sobre a duração dos Cursos de Ensino Superior, as afirmativas corretas são:


A)  1, 3 e 5.
 
B)  1 e 4.
 
C)  2 e 5.
 
D)  1, 2 e 3.
 
E)  1, 3 e 4.
 
       
Questão de concurso 4859
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Constituem-se elementos de um Projeto Pedagógico:

A)  diagnóstico, contextualidade, concepção de educação, estrutura e organização curricular.
 
B)  diagnóstico e proposta de formação continuada dos professores.
 
C)  contextualidade e proposta de trabalhos com alunos.
 
D)  diagnóstico, metas a alcançar e organização curricular.
 
E)  Todas as alternativas estão corretas.
 
       
Questão de concurso 5153
6 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver essetempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. Aeducação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que:

A)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade pragmática.
 
B)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade planetária.
 
C)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade escolástica.
 
D)  A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade linear.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5162
7 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) No Brasil conforme a legislação educacional vigente é correto afirmar que o ensino, será ministrado, com base no seguinte princípio.

A)  Respeito à liberdade e apreço a tolerância.
 
B)  Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas definidas pelos conselhos estaduais de educação.
 
C)  Vinculação parcial entre a educação escolar e as práticas sociais.
 
D)  Garantia de padrão de qualidade em instituições privadas de ensino.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5171
8 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - DCN apresentam orientações para uma pedagogia da qualidade. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as afirmativas aos princípios correspondentes.

1. Identidade, diversidade, autonomia
2. Currículo voltado para as competências básicas
3. Interdisciplinaridade
4. Contextualização
5. Flexibilidade

(   ) Recurso para tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com experiências da vida cotidiana ou com conhecimentos adquiridos de forma espontânea.
(   ) As escolas deverão criar e desenvolver, com a participação dos professores e da comunidade, políticas de ensino focalizadas na educação do jovem, integradas às características da sua região.
(   ) (re)significar os conteúdos curriculares como meios para constituição de competências e valores e não como objetivos de ensino em si mesmos.
(   ) formas integradoras de tratamentos de estudos de diferentes campos, orientados para o desenvolvimento das competências objetivadas pelo curso.

A sequência correta é


A)  4, 3, 2, 1
 
B)  4, 1, 2, 3
 
C)  2, 5, 1, 3
 
D)  3, 2, 4, 5
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5178
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando os recursos didáticos à sua descrição.

1. Estratégia
2. Método
3. Técnica
4. Procedimentos

(   ) Linhas de ação, princípios e pressupostos a serem observados. específicos.
(   ) Direção das atividades desenvolvidas pelo professor e pelo aluno.
(   ) Meios disponíveis pelo professor para atingir os objetivos.
(   ) Operacionalização do método.

A sequência correta é


A)  1-2-3-4
 
B)  4-3-2-1
 
C)  3-2-1-4
 
D)  2-4-1-3
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5187
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Predominam em muitas escolas e em suas salas de aula, práticas individualistas em que as reuniões se destinam, quase sempre, a transmitir avisos, fazer reclamações sobre o comportamento dos alunos, organizar eventos extraclasse, etc. Para que as reuniões sejam utilizadas para reflexão e análise das situações de trabalho, das dificuldades encontradas pelos professores, além de favorecer a troca de experiências e a tomada de decisões de maneira conjunta, é necessário, EXCETO:

A)  planejar o trabalho coletivamente.
 
B)  criar um ambiente organizacional propício.
 
C)  definir horários que oportunizem a participação de todos.
 
D)  estabelecer temas de discussão a partir da demanda da direção.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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