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Simulado de LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Questão de concurso 271
1 . (Secretaria Estadual de Educação - CE - 2004) A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei N° 9.394/96), não apenas assegura oferta de oportunidade escolar à população de jovens e adultos situados fora da idade regular, como também estabelece a necessidade de toda uma abordagem pedagógica, incluindo conteúdos, metodologias, formas de organização e processos de avaliação diferenciados daqueles destinados aos alunos que estão na escola na idade própria. Nessa perspectiva, são fundamentais na Educação de Jovens e Adultos:

A)  Experiências vivenciadas na escola regular.
 
B)  Estudos presenciais e acadêmicos formais.
 
C)  Experiências de vida e do trabalho do aluno.
 
D)  Aprendizagens formais de cursos regulares.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 284
2 . (Magistério do Ensino Médio / MA - FCC - 2005) Quanto à organização dos estudos de que trata o art.23 da LDB, a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

Neste artigo, configura-se o princípio da


A)  isonomia.
 
B)  racionalidade.
 
C)  participação.
 
D)  flexibilidade.
 
E)  conformação.
 
       
Questão de concurso 4834
3 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Dentro da estrutura da Educação Nacional, o Conselho Nacional de Educação tem as seguintes atribuições, exceto:

A)  de supervisão, normatização e regulação de todas as instituições de educação superior em funcionamento no país.
 
B)  de supervisão do cumprimento das normas que regem a educação brasileira.
 
C)  de assessoramento ao MEC, na definição de políticas nacionais para a educação.
 
D)  de assessoria à participação da sociedade no aprimoramento da educação nacional.
 
E)  normativas, no que diz respeito ao regular funcionamento das instituições e cursos do Sistema Federal de Educação.
 
       
Questão de concurso 4847
4 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) A partir da nova legislação, os Cursos de Graduação são classificados em Bacharelado Profissionalizante, Bacharelado Acadêmico e Licenciatura,

PORQUE

a nova estrutura do ensino superior pretende ser mais flexível, permitindo às IES maior liberdade para a organização de seus currículos e programas e, aos estudantes, a possibilidade de experimentar trajetórias próprias.

A questão acima contém duas afirmações. Em relação a estas, assinale:


A)  se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
 
B)  se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
 
C)  se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
 
D)  se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
 
E)  se as duas afirmações são falsas.
 
       
Questão de concurso 4860
5 . (UFAL - Técnico em Assuntos Educacionais - 2006) Considere o texto a seguir:

“A dificuldade em definir qual é o produto da universidade deve-se à multiplicidade de fins que ela vem incorporando em sua busca por acomodação às várias crises que enfrenta. Da formação humanística e profissional à produção e à transmissão de conhecimentos, à elevação do nível cultural da sociedade e à resolução de problemas sociais, tudo pode ser considerado produto da universidade. Como avaliar produtos tão variados e difíceis de definir?” (VEIGA 2004)

Em vista do acima exposto, na Universidade Federal de Alagoas, a avaliação é efetivada, em diversos níveis, por diferentes segmentos, em situações específicas, a saber:

1. Avaliação Institucional – por diferentes segmentos da comunidade acadêmica interna e representantes da sociedade civil organizada, sob a coordenação da Comissão Própria de Avaliação - CPA.
2. Avaliação Acadêmica – pelos Colegiados de Curso, tendo, como referência, os Projetos Pedagógicos.
3. Avaliação do Docente e do Técnico-administrativo – prerrogativa exclusiva do Conselho Universitário, pelas disposições do Estatuto e do Regimento Geral da UFAL.
4. Avaliação do Discente – em cada disciplina da matriz curricular, mediante apuração do rendimento escolar, da frequência às atividades didáticas e da consideração dos resultados do ENADE.

Das alternativas abaixo, encontra-se correta a alternativa:


A)  1 e 3 apenas
 
B)  3 e 4 apenas
 
C)  1, 2 e 4 apenas
 
D)  2 e 3 apenas
 
E)  todas as respostas.
 
       
Questão de concurso 5151
6 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) Pela Lei n.º 9394/96 a Educação Básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclo, alternância regular de períodos deestudo, grupos não seriados, com base na idade na competência e emoutros critérios, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Em função dessa flexibilização é correto afirmarque:

A)  A Lei 9394/96 está apostando na criatividade dos sistemas de ensino e nas iniciativas da sociedade civil.
 
B)  A Lei 9394/96 não aposta na criatividade dos sistemas de ensino e nas iniciativas da sociedade civil.
 
C)  A Lei 9394/96 está ultrapassada pois no Brasil todas as iniciativas previstas na referida lei já acontecem a um bom tempo.
 
D)  A Lei 9394/96 não leva em conta que a sociedade civil não tem competência para influenciar positivamente no cotidiano escolar.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5164
7 . (TJ-MA, FESAG - Pedagogo - 2005) As pedagogias que consideram o sujeito como uma tabula-rasa, cabendo à educação, através da transmissão ou modelagem, prover o depósito de conteúdos nos alunos. É correto afirmar que tais tendências baseiam-se na corrente psicológica denominada:

A)  ambientalista.
 
B)  mecanicista.
 
C)  tradicionalista.
 
D)  tecnicista.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5175
8 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) "A grade curricular foi inventada por um carcereiro. (...) Ela prende o professor e não o deixa ouvir os alunos. (...) Há determinadas coisas que é (sic) muito difícil de se alterar no meio do caminho. Eu acho impossível dizer que tudo vai ser diferente... Você já viu árvore nascer em muro? Pois é, existe a possibilidade de fazer coisas."

In: ALVES, R. Confira os principais momentos da sabatina realizada com Rubem Alves. www. folhaonline.com.br, acessado em 02/05/2006.

Considerando a perspectiva de currículo, expressa pelo autor, é INCORRETO afirmar que a


A)  ideologia é um conceito central para se compreender a estrutura organizacional de uma dada proposta curricular.
 
B)  relação de poder e o princípio de controle no processo escolar manifestam-se ante à redução da realidade ao que pode ser conhecido e na respectiva aceitação como verdade absoluta.
 
C)  reflexão em apreço reforça a visão do currículo como transmissão de uma cultura incontestada e unitária e, por isso, digna de ser repassada às futuras gerações através de uma arrumação curricular.
 
D)  arrumação curricular implica relações de poder e visões sociais particulares interessadas de forma a favorecer o desenvolvimento de identidades individuais, sociais e particulares.
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5177
9 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Existe uma multiplicidade de análises, segundo o ponto de vista dos sujeitos envolvidos: Estado, empresários e trabalhadores, conforme sua ideologia em torno da visão de trabalho, do emprego e da formação profissional. Classifique os seguintes pontos de vista, relacionando-os aos sujeitos a que se referem. Para isso, utilize as siglas:

ES - para Estado
EM - para empresários
TR - para trabalhadores.

_______ A formação profissional tem endereço claro: aumentar a produtividade, a qualidade e a competitividade dos produtos, gerar riqueza.
_______ O conhecimento e a informação são importantes para aumentar a capacidade de negociação sobre as condições de trabalho.
_______ A escola é um filtro eficaz que seleciona os grupos de alunos ante os seus futuros papéis na estrutura produtiva.
_______ A educação favorece o processo de legitimidade e de estabilidade social, ideológica de uma certa estrutura de sociedade.

A sequência correta é


A)  EM-TR-EM-ES
 
B)  TR-EM-ES-EM
 
C)  ES-TR-TR-EM
 
D)  TR-ES-EM-TR
 
E)  N.R.A.
 
       
Questão de concurso 5188
10 . (Instituto Federal de Educação - MG - Técnico em Assuntos Educacionais - 2008) Segundo Paulo Freire, o conceito de Educação de Adultos vai se movendo na direção do de Educação Popular na medida em que a realidade começa a fazer algumas exigências à sensibilidade e à competência científica dos educadores e das educadoras. São algumas dessas exigências, EXCETO:

A)  Compreensão crítica dos educadores do que vem ocorrendo na cotidiano do meio popular.
 
B)  Indicação dos procedimentos didáticos e dos conteúdos, visando a promover a emancipação dos grupos populares.
 
C)  Reconhecimento da prática educativa como prática política, recusando-se a deixar-se aprisionar na burocracia dos processos escolarizantes.
 
D)  Tentativa de se conseguir o esforço necessário da superação da "educação bancária", tendo no educando um sujeito cognoscente.
 
E)  N.R.A.
 
       

 

 

 


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