Simulado de RELAÇÕES HUMANAS / COMUNICAÇÃO, RELAÇÕES INTERPESSOAIS E RELAÇÕES HUMANAS

Questão de concurso 2647
1 . (MP-RR, Cespe - Atendente - 2008) No que concerne a relações humanas e qualidade no atendimento ao público, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Em uma situação em que o usuário ao telefone precisa ser colocado em espera para ser atendido, é desnecessário pedir a sua permissão para isso se houver um motivo urgente para fazê-lo.
b) As características psicológicas de cada indivíduo são fatores que tornam complexo o processo de relações humanas.
c) A comunicação interpessoal transmite pensamentos e sentimentos, mas não tem como objetivo influenciar para obter reações específicas da pessoa com quem se fala.
d) Para agilizar a prestação de serviços, os usuários que manifestarem ideias erradas acerca do que o atendente pode fazer devem ser interrompidos.
e) Reconhecer o estado emocional do usuário, sem envolver-se emocionalmente, permite um atendimento empático e eficiente.


A )  C, C, E, E, C
 
B )  C, E, C, E, C
 
C )  C, E, E, E, C
 
D )  C, E, E, C, C
 
E )  C, E, E, E, E
 
       
Questão de concurso 2648
2 . (MP-AM, Cespe - Agente Administrativo - 2007) O processo de interação humana é um dos aspectos mais importantes na definição de atividades voltadas para a obtenção dos resultados de qualquer organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Os processos interpessoais existentes nas organizações dependem tanto da qualificação técnica de seus membros quanto de habilidades de comunicação.
b) A sujeição a variações conjunturais caracteriza o relacionamento interpessoal como um processo.
c) A discriminação de certos aspectos do próprio comportamento facilita a convivência com os colegas no trabalho e contribui para evitar influências recíprocas, que prejudicam a autonomia de cada um.
d) O desempenho esperado, tanto individual quanto coletivo, pode ser alterado pela interação entre os membros da organização, que pode também gerar comportamentos insólitos.


A )  C, E, E, C
 
B )  E, C, E, C
 
C )  E, E, C, C
 
D )  E, E, E, C
 
E )  E, E, E, E
 
       
Questão de concurso 4476
3 . (MEC, Cespe - Agente Administrativo - 2005) A competência interpessoal é um requisito imprescindível em todos os níveis ocupacionais de uma organização, desde o atendimento à comunidade externa até o convívio diário com o público interno, no mesmo setor (os colegas e a chefia imediata) e intersetores. Acerca de relações humanas, julgue os itens subsequentes em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) A competência interpessoal é a habilidade de ser eficaz nas relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de maneira diferenciada, adequada ás necessidades de cada uma.
b) Perceber de forma acurada uma situação e suas variáveis permite que o indivíduo seja capaz de se posicionar de forma habilidosa na rede de relações interpessoais interna e externa no local de trabalho.
c) Espaços internos de exposição de conflitos, no trabalho, podem aumentar as divergências e dificultar a elaboração das relações de confiança entre os trabalhadores.


A )  C, E, C
 
B )  C, C, E
 
C )  E, E, E
 
D )  C, C, C
 
E )  E, C, E
 
       
Questão de concurso 4477
4 . (MEC, Cespe - Agente Administrativo - 2005) João, servidor público, acha que somente suas ideias são importantes e desconsidera a opinião dos outros. Com relação, a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir em (C) CERTO ou (E) ERRADO:

a) A dificuldade de relacionamento do servidor está vinculada diretamente à falta de compreensão dos colegas com sua forma de agir.
b) João está correto, pois é necessário que o servidor se imponha no local de trabalho, para poder ser respeitado.
c) O modo hostil de agir do servidor pode fazer com que os colegas sintam-se desconsiderados.
d) A relação entre João e seus colegas de trabalho tende a ser tensa e conflitiva.


A )  E, E, C, C
 
B )  C, C, E, C
 
C )  C, C, C, C
 
D )  E, E, E, E
 
E )  C, E, C, E
 
       
Questão de concurso 4478
5 . (Ministério da Integração Nacional, Cespe - Agente Administrativo - 2006) Em cada um dos itens subsequentes, é apresentada uma situação hipotética acerca de relações humanas no trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Veridiana evita ao máximo o surgimento de conflitos no grupo de trabalho, pois acredita que o conflito só tem consequências negativas para o funcionamento do grupo. Nessa situação, a crença de Veridiana é correta do ponto de vista de desenvolvimento de análise do comportamento organizacional.
b) Pedro, analista judiciário de um tribunal do trabalho, está em exercício há 5 anos. Recentemente, Pedro foi convidado a assumir a gerência de seu setor devido a sua competência técnica e interpessoal. Em situações de conflito, Pedro busca identificar o problema e resolvê-lo por meio de discussão aberta, evitando o enfrentamento dos envolvidos, minimizando as diferenças entre as partes conflitantes, enfatizando os interesses comuns e propondo, quando necessário, a participação em treinamento de relações humanas. Nessa situação, é correto afirmar que Pedro é habilidoso na administração de conflitos interpessoais.


A )  E, E
 
B )  C, E
 
C )  E, C
 
D )  C, C
 
E )  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 4487
6 . (Terracap-DF, Cespe - Assistente Administrativo - 2004) Manter boas relações humanas no trabalho é uma habilidade que compõe importante diferencial nas organizações.

Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO:

a) As manifestações de descontentamento comuns em quase todo ambiente de trabalho — devem ser resolvidas antes que se transformem em algum tipo de ameaça ao equilíbrio e ao moral da equipe.
b) Considere a seguinte situação hipotética:
      Para o bom desempenho gerencial, é imprescindível que se mantenha a disciplina da equipe, sem, porém, usar de autoritarismo. Um bom gerente percebe que suas ações hoje têm repercussão sobre os resultados que ele vai obter no futuro.


A )  C, C
 
B )  E, E
 
C )  C, E
 
D )  E, C
 
E )  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 4488
7 . (MEC, Cespe - Agente Administrativo - 2005) Considere a seguinte situação hipotética:

a) Carlos, funcionário público, integra uma equipe de agentes administrativos do setor de recursos humanos do MEC. Carlos está sempre reforçando para seus pares a ideia de que toda a equipe precisa trabalhar suas competências de integração por meio de atitudes de respeito às diferenças individuais, busca de qualidade do trabalho, busca de alcance das metas, ausência de imposição de limites nas relações interpessoais e estabelecimento de relações de poder sadias. Nessa situação, todos os aspectos reforçados por Carlos conduzem a equipe a um estágio de boas relações humanas no trabalho.
b) Bruno, administrador público, interage com os demais colaboradores de seu setor basicamente para compartilhar informações e tomar decisões que ajudem cada pessoa no seu desempenho funcional, no campo definido como de responsabilidade individual. Nessa situação, essa coletividade funcional com a qual Bruno interage é denominada equipe de trabalho.


A )  C, C
 
B )  E, E
 
C )  E, C
 
D )  C, E
 
E )  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 4489
8 . (MEC, Cespe - Agente Administrativo - 2005) Um instrumento essencial das relações humanas é a comunicação. Com referência a esse tema, julgue os itens subsequentes em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) É importante que o emissor e o receptor de uma mensagem conheçam os obstáculos à comunicação e saibam como superá-los.
b) O emissor deve utilizar formas de expressão padronizadas independentemente do nível cultural e social do receptor.


A )  C, C
 
B )  E, C
 
C )  C, E
 
D )  E, E
 
E )  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 4499
9 . Acerca do relacionamento com os usuários dos serviços públicos, assinale a opção incorreta.

a) Não saber se relacionar com os usuários pode causar conflitos difíceis de serem sanados.
b) Uma atitude de indiferença para com os usuários, muitas vezes, faz com que eles fiquem insatisfeitos com o serviço prestado e também com o próprio órgão público.
c) Ao lidar com um usuário agressivo, que discute por qualquer motivo, deve interrompê-lo e impor respeito.
d) O servidor público deve agir, na sua relação com os usuários, com cortesia e boa vontade.


A )  C, C, C, C
 
B )  C, E, C, E
 
C )  E, C, C, E
 
D )  C, C, E, C
 
E )  E, E, E, E
 
       
Questão de concurso 4500
10 . Julgue os próximos itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO referentes ás relações humanas.

a) A comunicação tem grande importância nos relacionamentos humanos. Muitos problemas de relacionamento têm origem em falhas de comunicação.
b) As relações humanas se caracterizam por uma atitude de respeito, compreensão e valorização do ser humano.
c) A inteligência emocional está relacionada a habilidades como motivar a si mesmo, controlar impulsos negativos e saber lidar com conflitos interpessoais.


A )  C, E, C
 
B )  C, C, C
 
C )  E, E, C
 
D )  E, E, E
 
E )  E, C, E
 
       

 

 

GABARITO

1. C
2. D
3. D
4. A
5. C
6. A
7. B
8. C
9. D
10. B
Copyright & Webdesign: Multitech Informática e Tecnologia Ltda (2001-2013)
acheiconcursos@acheiconcursos.com.br