Simulado de ORÇAMENTO PÚBLICO E ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA / ORÇAMENTO PÚBLICO E ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Questão de concurso 6862
1 . (MPU, ESAF – Analista Orçamento – 2004)No que diz respeito à Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO) não se pode afirmar que:

A )  orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como sua execução.
 
B )  estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para programas de duração continuada, sendo componente básico de planejamento estratégico governamental.
 
C )  compreende metas e prioridades da administração, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.
 
D )  dispõe sobre as alterações na legislação tributária.
 
E )  estabelece a política de aplicação das agências de fomento.
 
       
Questão de concurso 6870
2 . (TCE-SP, FCC – Agente da Fiscalização Financeira – 2005) Quando a lei orçamentária estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, estará instituindo a espécie de orçamento denominado

A )  orçamento anual.
 
B )  planos regionais.
 
C )  planos setoriais.
 
D )  plano plurianual.
 
E )  lei de diretrizes orçamentárias.
 
       
Questão de concurso 6878
3 . (TCE-MA, FCC – Analista de Controle Externo – 2005) A Lei Orçamentária conterá discriminação

A )  somente da receita de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de clareza, competência e pluralidade.
 
B )  somente da despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de clareza, competência e unidade.
 
C )  da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
 
D )  somente da receita de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de clareza, competência e anualidade.
 
E )  somente da despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de clareza, competência e universalidade.
 
       
Questão de concurso 6886
4 . (TRT 23ª REGIÃO, FCC – Analista Judiciário – 2004) A legislação orçamentária vigente prevê os seguintes planos e orçamentos:

A )  plano mestre da produção, das necessidades de capacidade e de materiais.
 
B )  orçamentos mestre, flexível e contínuo.
 
C )  orçamentos anuais, diretrizes orçamentárias e plano plurianual.
 
D )  orçamentos estático, participativo e hierárquico.
 
E )  orçamentos fiscal, de investimentos privados e da seguridade social.
 
       
Questão de concurso 6894
5 . (TCE-SE, FCC – Subprocurador – 2002) De acordo com a Constituição Federal, o projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito

A )  Sobre as receitas e despesas, decorrente de compensações, anistias, consignações em pagamento, depósitos judiciais e benefícios de natureza financeira e tributária.
 
B )  Sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, subsídios e benefícios de natureza tributária, administrativa e penal.
 
C )  Somente sobre as despesas, decorrente de imunidades, anistias, privatizações e subsídios.
 
D )  Somente sobre as receitas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, administrativa e penal.
 
E )  Sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.
 
       
Questão de concurso 6902
6 . (MPU, ESAF – Técnico Judiciário – 2004) Afirma-se que a sequência das etapas desenvolvidas pelo processo orçamentário é intitulada

A )  avaliação orçamentária.
 
B )  ciclo orçamentário.
 
C )  aprovação orçamentária.
 
D )  execução orçamentária.
 
E )  elaboração orçamentária.
 
       
Questão de concurso 6910
7 . (Ministério da Cultura, FGV – Analista Administrativo – 2006) Uma determinada Unidade Orçamentária realizou no exercício financeiro vigente uma despesa e, ao registrar o seu pagamento, utilizou o seguinte código: 3.3.90.35. De acordo com a classificação da despesa utilizada atualmente no Orçamento Público, o primeiro dígito representado pelo algarismo "3", o terceiro e o quarto dígitos formando o número "90" indicam, respectivamente:

A )  a categoria econômica e o grupo da despesa.
 
B )  o grupo da despesa e o elemento da despesa.
 
C )  a modalidade de aplicação e o grupo da despesa.
 
D )  o elemento da despesa e a modalidade de aplicação.
 
E )  a categoria econômica e a modalidade de aplicação.
 
       
Questão de concurso 6918
8 . (MPU, ESAF – Técnico Orçamento – 2004) Aponte a opção incorreta no que diz respeito ao Orçamento Público no Brasil.

A )  A Lei Orçamentária Anual compreenderá o orçamento fiscal, o orçamento de investimento das empresas em que o Estado, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto e o orçamento da seguridade social.
 
B )  A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem a finalidade de nortear a elaboração dos orçamentos anuais de forma a adequá-los às diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidos na lei orçamentária anual.
 
C )  O Plano Plurianual é um plano de médio prazo, através do qual procura-se ordenar as ações do governo que levem o atingimento dos objetivos e metas fixadas para um período de quatro anos.
 
D )  A lei dos orçamentos anuais é o instrumento utilizado para a consequente materialização do conjunto de ações e objetivos que foram planejados visando ao atendimento e bem-estar da coletividade.
 
E )  A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública.
 
       
Questão de concurso 6926
9 . (MPU, ESAF – Técnico Orçamento – 2004) A classificação legal da receita por categoria econômica divide o orçamento em dois grandes grupos:

A )  corrente e capital.
 
B )  orçamentária e extra-orçamentária.
 
C )  compulsória e não-compulsória.
 
D )  ativa e passiva.
 
E )  pecuniária e não-pecuniária.
 
       
Questão de concurso 6934
10 . (AGER-MT, NCE/UFRJ - CONTADOR - 2005) O princípio orçamentário que veda a presença de dispositivo estranho à fixação das despesas e previsão das receitas na lei de meios, ressalvada a autorização para a abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, é denominado:

A )  Especificação;
 
B )  Exclusividade;
 
C )  Unidade;
 
D )  Universalidade;
 
E )  Uniformidade.
 
       

 

 

GABARITO

1. B
2. D
3. C
4. C
5. E
6. B
7. E
8. B
9. A
10. B
Copyright & Webdesign: Multitech Informática e Tecnologia Ltda (2001-2013)
acheiconcursos@acheiconcursos.com.br