Simulado de CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

Questão de concurso 7596
1 . (BB, Cespe - Escriturário - 2008) A participação das cooperativas de crédito nos agregados financeiros do segmento bancário é crescente. Essas instituições observam, além da legislação e normas do SFN, a Lei n.º 5.764/1971, que define a Política Nacional de Cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades cooperativas. No que se refere às cooperativas de crédito, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) As cooperativas de crédito estão autorizadas a realizar operações de captação por meio de depósitos à vista e a prazo somente de associados, de empréstimos, repasses e refinanciamentos de outras entidades financeiras, e de doações.

b) As cooperativas de crédito podem conceder crédito a qualquer brasileiro maior de 21 anos de idade, por meio de desconto de títulos, empréstimos e financiamentos.


A )  E, E
 
B )  E, C
 
C )  C, E
 
D )  C, C
 
E )  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 7597
2 . (BB, Cespe - Escriturário - 2008) A Caixa Econômica Federal (CAIXA), criada em 1861, está regulada pelo Decreto-Lei n.º 759/1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. A instituição integra o SFN e auxilia na execução da política de crédito do governo federal. Com relação à CAIXA, julgue os itens seguintes em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Após ter incorporado o Banco Nacional da Habilitação (BNH) e o papel de agente operador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a CAIXA passou a centralizar todas as contas recolhedoras do FGTS existentes na rede bancária e a administrar a arrecadação desse fundo e o pagamento dos valores aos trabalhadores.

b) A CAIXA não pode emprestar sob garantia de penhor industrial e caução de títulos.

c) Além de centralizar o recolhimento e a posterior aplicação de todos os recursos oriundos do FGTS, a CAIXA integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).


A )  C, C, C
 
B )  C, E, C
 
C )  E, C, C
 
D )  C, E, E
 
E )  E, C, E
 
       
Questão de concurso 7598
3 . (BB, Cespe - Escriturário - 2008) Bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio. Com relação aos bancos de câmbio, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Financiamentos à exportação e à importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio são exemplos de operações de câmbio e(ou) operações de crédito vinculadas às operações de câmbio.

b) Os bancos de câmbio são instituições financeiras, mas não estão autorizados a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio.

b) Na denominação dos bancos de câmbio, deve constar a expressão “Casa de Câmbio”.


A )  C, E, E
 
B )  C, C, C
 
C )  C, E, C
 
D )  E, C, C
 
E )  E, E, E
 
       
Questão de concurso 7599
4 . (BB, Cespe - Escriturário - 2008) As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (SCTVM), bem como as sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários (SDTVM), são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Em relação às SCTVM e às SDTVM, julgue os próximos itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) As SCTVM são supervisionadas pela CVM.

b) As SCTVM podem intermediar operações de câmbio; praticar operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes; praticar operações de conta margem; realizar operações compromissadas.

c) Praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros, e operar em bolsas de mercadorias e de futuros, por conta própria e de terceiros, estão entre os objetivos das SCTVM.


A )  C, C, C
 
B )  C, E, C
 
C )  C, C, E
 
D )  E, C, E
 
E )  E, C, C
 
       
Questão de concurso 7600
5 . (BB, Cespe - Escriturário - 2008) As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (SCTVM), bem como as sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários (SDTVM), são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Em relação às SCTVM e às SDTVM, julgue os próximos itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) A normatização, a concessão de autorização, o registro e a supervisão dos fundos de investimento, tanto das SCTVM quanto das SDTVM, são de competência do BACEN.

b) O BACEN poderá cancelar a autorização para funcionamento da SDTVM e de suas dependências que, no prazo de trinta dias contados da sua concessão, não iniciarem suas atividades.

c) As SDTVM operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros, entre outras atividades.


A )  E, C, E
 
B )  E, E, C
 
C )  C, E, C
 
D )  C, C, C
 
E )  C, C, E
 
       
Questão de concurso 7601
6 . (BB, Cespe - Escriturário - 2008) As sociedades corretoras de câmbio podem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Na denominação social das sociedades corretoras de câmbio, deve constar, obrigatoriamente, a expressão “Corretora de Câmbio”. No que tange às corretoras de câmbio, julgue os itens a seguir em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) As sociedades corretoras de câmbio têm por objeto social, entre outras atribuições, a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes.

b) As sociedades corretoras de câmbio são supervisionadas pela CVM.


A )  C, C
 
B )  E, C
 
C )  C, E
 
D )  E, E
 
E )  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 7602
7 . (BB, Cespe - Escriturário - 2008) Arrendamento mercantil ou leasing é uma operação em que o proprietário de um bem cede a terceiro o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação. Acerca do arrendamento mercantil, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) A constituição e o funcionamento das pessoas jurídicas que tenham como objeto principal de sua atividade a prática de operações de arrendamento mercantil, denominadas sociedades de arrendamento mercantil, dependem de autorização da CVM.

b) Às sociedades de arrendamento mercantil é vedada a contratação de operações de arrendamento mercantil com o próprio fabricante do bem arrendado.


A )  E, E
 
B )  C, E
 
C )  C, C
 
D )  E, C
 
E )  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 7603
8 . (BB, Cespe - Escriturário - 2008) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi enquadrado como empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela Lei n.º 5.662/1971. Com relação ao BNDES, julgue os próximos itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) O BNDES é o órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.

b) A parceria com instituições financeiras que têm agências estabelecidas em todo o país permite a disseminação do crédito, possibilitando maior acesso aos recursos do BNDES.


A )  E, C
 
B )  C, C
 
C )  C, E
 
D )  E, E
 
E )  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 7604
9 . (BB, Cespe - Escriturário - 2008) O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) apresenta alto grau de automação, com crescente utilização de meios eletrônicos para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em substituição aos instrumentos baseados em papel. Com relação ao SBP, julgue os itens seguintes em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) O BACEN tem procurado atuar no sentido de promover o desenvolvimento dos sistemas de pagamentos de varejo, visando, sobretudo, ganhos de eficiência relacionados, por exemplo, com o maior uso de instrumentos eletrônicos de pagamento, com a melhor utilização das redes de máquinas de atendimento automático (ATM) e de transferências de crédito a partir do ponto de venda (PDV), bem como com a maior integração entre os pertinentes sistemas de compensação e de liquidação.

b) Por disposição regulamentar, todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias têm de ser feitas por intermédio do Sistema de Transferência de Reservas (STR), operado pelo BACEN.


A )  C, E
 
B )  E, C
 
C )  C, C
 
D )  E, E
 
E )  N. R. A.
 
       
Questão de concurso 7605
10 . (BB, Cespe - Escriturário - 2008) O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) é um sistema informatizado, centralizado no BACEN, que permite indicar onde os clientes de instituições financeiras mantêm bens, direitos e valores, diretamente ou por seus representantes legais e procuradores. No que se refere ao CCS, julgue os itens a seguir em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Antes da existência desse cadastro, havia dificuldade em identificar contas de depósitos e ativos mantidos no SFN por pessoas físicas e jurídicas, o que dificultava investigações e ações destinadas a combater a criminalidade.

b) O CCS contém todos os dados de valor, de movimentação financeira e de saldos de contas e(ou) aplicações.


A )  C, C
 
B )  E, C
 
C )  E, E
 
D )  C, E
 
E )  N. R. A.
 
       

 

 

GABARITO

1. C
2. B
3. A
4. E
5. B
6. D
7. D
8. A
9. C
10. D
Copyright & Webdesign: Multitech Informática e Tecnologia Ltda (2001-2013)
acheiconcursos@acheiconcursos.com.br